Os números respondem

Os setores do UniFAE que mais se aprimoraram nos últimos anos foram os de licitação e contratos, compras e controle de materiais e patrimônio. Estes setores praticamente não existiam. Junto com estes, o Centro Universitário implantou o Portal de Transparência, com orientação do Ministério Público (MP), que acompanhou de perto os procedimentos adotados.

O UniFAE evoluiu a olhos vistos. Porém, setores internos, não vistos, foram justamente os que mais se desenvolveram. Quando assumi a reitoria, tínhamos muitos problemas. Em relação à licitação, por exemplo, em 2012 foram dois processos licitatórios ao longo do ano. Em 2019, foram 70 licitações. Era preciso descentralizar as decisões, criar equipes, aprimorar processos e principalmente dar transparência de todos os atos.

Lembro-me que neste período, um velho político, numa visita, me disse que para conseguir fazer algo como ‘caixa 2’ ou fraudes, por exemplo, era preciso ter uma equipe de absoluta confiança. Segundo ele, esses setores deveriam ser formados só por amigos pois, do contrário, não daria certo. Quando ele se retirou, eu tomei uma decisão: fazer exatamente o contrário, para que não pairasse nenhuma dúvida.

A Prefeitura tinha uma equipe treinada e pedimos que nos ajudassem. Assim, formamos nossa equipe: a Regina Rocha Rodrigues veio para o Setor de Licitações e Contratos; o Douglas da Silva Vitelli, para o Setor de Compras; e a Vanessa Cirto Frigo, para o Setor de Controle de Materiais e Patrimônio – todos funcionários de carreira da Prefeitura que estão comissionados no UniFAE ainda hoje. Já na contabilidade continuou a Rita Scaller.

A Regina, da Licitação, por exemplo, só conheci dois meses depois que ela havia sido transferida. E todos muito sérios e competentes. Formamos uma equipe maravilhosa e da qual me orgulho muito.

Formada a equipe, continuamos aprimorando os processos de controle. O professor Luís Carlos Evaristo passou a exercer a função de Controle Interno da Instituição, fiscalizando os procedimentos com toda liberdade. Em seguida, veio o Portal da Transparência, com a orientação direta do Ministério Público. O MP e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) colaboraram muito instruindo para que fosse cada vez melhor. E é bom lembrar que começamos do zero. Foi o mesmo que consertar um avião em pleno voo.

Concluída esta parte, o UniFAE pensou numa evolução que tornou-se referência para muitas outras instituições e recebeu elogios do corregedor geral da União, dr. Gilberto Waller Junior, conhecido pela trajetória no combate à corrupção no Brasil. Ele veio pessoalmente ao UniFAE e elogiou a decisão da Instituição, de implantar um programa de Integridade, o chamado ‘compliance’. Esse programa cria regras rígidas de controle e possibilita a blindagem do patrimônio.

Sobre as supostas acusações feitas recentemente na Câmara Municipal, esclarecemos que cumprimos todos os requisitos legais. Não tem como fugir disso, são regras bem definidas. Nossos atos são publicados tanto no início quanto no fim e estão disponíveis no Portal de Transparência e, imediatamente, submetidos ao Tribunal de Contas do Estado. E se algo estiver errado ou suspeito, o TCE-SP pede o processo todo.

Vale destacar que todas as contas do UniFAE foram aprovadas pelo Tribunal de Contas. Hoje, o Centro Universitário está em constante fiscalização, não apenas quando solicitado.
Com esse controle em funcionamento, acredito que qualquer conduta irregular é facilmente percebida. Sempre estivemos abertos a responder qualquer dúvida. E se elas persistirem, deixamos que os números respondam. No dia em que sai da reitoria, havia um saldo de R$ 45 milhões (R$ 45.701.341.33). Quando assumi havia déficit.

Além disso, é bom lembrar a evolução e o aumento patrimonial do UniFAE: construímos prédios, restauramos o prédio antigo, implantamos vários cursos, como o de Medicina. Implantamos o Ambulatório que atende gratuitamente a população, quase 2.000 pacientes por mês. A clínica de Fisioterapia e de Psicologia. Além disso, estamos nos ‘postinhos’ de saúde e na Santa Casa, disponibilizando recursos e ajudando a mantê-la em funcionamento. Os números e a obra que deixamos respondem por nós.
Como diz a Regina, do Setor de Licitações: “Eu confio no meu trabalho e de todos do UniFAE. Nós sabemos tudo que fizemos nestes anos… e o povo também sabe!”.

Francisco Arten é professor e ex-reitor do UniFAE