Seleção conquistava primeira Copa do Mundo há 62 anos

Campeão mundial: Bellini exibe a taça Jules Rimet com os companheiros de Seleção Brasileira (Fotos: Divulgação/CBF)

Na última segunda-feira (29), a Seleção Brasileira comemorou 62 anos da primeira e inesquecível conquista em Copas do Mundo. O Brasil alcançou o topo do mundo na Suécia, em 1958, ao bater os anfitriões por 5 a 2, com um show de Pelé. Na ocasião, Bellini, ex-jogador da Esportiva, foi o capitão da Seleção Canarinho.

O jornalista Nelson Rodrigues criou a expressão ‘Complexo de Vira-Lata’, tamanha desconfiança da imprensa e torcida brasileira na época, principalmente pelo insucesso na Copa de 1950, onde o Brasil perdeu a final para o Uruguai, no Maracanã, de virada.

O complexo só terminaria quando viesse uma grande conquista. E ela veio.

CAMPANHA

O time do técnico Vicente Feola passou com tranquilidade pela fase de grupos, venceu a Áustria na estreia por 3 a 0, com dois gols de Mazzola e um de Nilton Santos.

No duelo seguinte, ficou no 0 a 0 com a Inglaterra. Na terceira e última rodada, o Brasil contou com grande atuação de Garrincha e dois gols de Vavá para bater a União Soviética por 2 a 0 e garantir a liderança do Grupo 4.

Nas quartas de final, o jovem Pelé, já como titular após tratar de uma lesão, brilhou para assegurar a vitória por 1 a 0 e a classificação contra País de Gales. Foi o primeiro gol do Rei em Copas do Mundo.

No jogo seguinte a adversária foi a França. O quarteto formado por Pelé, Garrincha, Didi e Vavá estava inspirado e a Seleção venceu por 5 a 2, com três gols de Pelé, um de Vavá e outro de Didi, que foi eleito o craque da Copa.

A final foi no Estádio Rasunda, diante dos donos da casa. A Seleção Brasileira acabou não podendo usar a Amarelinha pelo fato de que a Suécia tem a camisa número um da mesma cor. Vavá (2), Pelé (2) e Zagallo construíram uma imponente vitória e consagrando o primeiro de cinco títulos mundiais.

Capitão: Bellini foi um dos atletas que Pelé mais respeitou durante toda a carreira futebolística

CURIOSIDADES

A Copa do Mundo de 1958 ficou conhecida por algumas curiosidades, como no confronto entre Brasil e Inglaterra, na primeira fase. Foi o primeiro empate sem gols da história das Copas. Após o término da partida, os jogadores ficaram sem saber o que fazer em campo, alguns até aguardando uma possível prorrogação (que não houve).

O Brasil também foi a primeira seleção a vencer uma Copa do Mundo fora do seu continente. Esse feito só seria repetido por outro país em 2010, pela Espanha, que ganhou a competição na África do Sul.

O artilheiro Just Fontaine, da França, marcou 13 gols na Copa, até hoje nenhum jogador conseguiu balançar as redes tantas vezes em uma única edição de Mundial.

ETERNO CAPITÃO

Quando o assunto é vencer uma competição, seja em qualquer modalidade esportiva e em qualquer canto do mundo, a primeira imagem que surge a cabeça é a do atleta erguendo a taça.

Fato que iniciou com Hideraldo Luiz Bellini, natural de Itapira (SP) e teve início de carreira profissional na Esportiva Sanjoanense. Bellini recebeu (in memorian) o título de cidadão sanjoanense em abril de 2019.

Para atender os pedidos dos fotógrafos brasileiros, que não conseguiam capturar o momento, o capitão Bellini, ao receber a Jules Rimet do Rei Gustavo da Suécia, a levantou com as duas mãos. O gesto seria eternizado pelos capitães em todos os mundiais dali em diante.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here