Brasileiro deve iniciar em agosto e acabar no próximo ano

CBF: Conselho se reuniu em fevereiro; na quinta (25), encontro virtual projetou início do Brasileiro (Divulgação/CBF)

A diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os dirigentes dos clubes das séries A e B projetaram, em reunião virtual realizada quinta-feira (25), o início do Campeonato Brasileiro para o fim de semana de 8 e 9 de agosto. Com 38 rodadas mantidas, a edição do Brasileiro 2020 só vai terminar em fevereiro de 2021.

Ficou decidido também que a Copa do Brasil retorna a partir do fim da segunda semana de agosto.

A CBF vai alterar a tabela e remarcar todas as 38 rodadas do Brasileiro e também as partidas da Copa do Brasil – serão dois jogos por semana, exceção ao espaço das datas Fifas, previstas para voltarem em setembro.

Os clubes definiram ainda sobre o mando de campo. Como nem todos podem conseguir autorização de Prefeitura para liberar partidas, foi discutida a transferência de jogos para outras cidades, que tenham liberação de realizarem eventos esportivos. Os jogos estão previstos sem público. Neste item, apenas o Athletico Paranaense votou contra. O Furacão está momentaneamente proibido de treinar na capital do estado.

JANELA  DE TRANSFERÊNCIAS

Na quarta-feira (24), os clubes e a CBF já haviam definido o adiamento da janela de transferências. A primeira tinha previsão de abertura para o dia 1º de julho (quarta-feira), mas será adiada para o fim de julho e deve terminar no fim de agosto.

A segunda janela deve ficar para meados de setembro e outubro. As datas exatas ainda serão definidas pela CBF.

A definição de início de Brasileiro provavelmente vai pegar ainda estaduais em andamento. Além das competições regionais, ainda há Libertadores e Sul-Americana para encaixar neste calendário.

É campeão: Flamengo levantou a taça do Campeonato Brasileiro de 2019 (Reprodução)

CONFIRA A NOTA DIVULGADA PELA CBF

O campeonato Brasileiro da Série A poderá retornar no dia 9 de agosto, domingo. A Série B tem data prevista de recomeço para 8 de agosto.

A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira, em reunião convocada pela CBF junto com a Comissão Nacional de Clubes (CNC) com a participação dos 40 clubes disputantes duas séries.

As datas básicas e o cronograma de retorno foram propostos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e apoiadas pelos clubes.

O retorno do futebol depende da autorização das autoridades de saúde. Mas, 19 dos 20 clubes da Série A se dispuseram a jogar fora das suas cidades, em última instância, caso até lá seus municípios não estejam liberados pelas autoridades de saúde a realizar jogos. Foi um sinal de apoio à realização da competição pela CBF.