UniFAE integra coalizão global de educação da Unesco

(Divulgação/Ascom UniFAE)

Segundo a Unesco, a crise da Covid-19 é também uma crise da educação em todo o planeta. Buscando soluções, a entidade propôs a criação da Coalizão Global de Educação e lançou ações para apoiar os países, bem como garantir que crianças e jovens em situação de maior risco tenham chances de acesso às melhores práticas de aprendizagem a distância.

Neste sentido, a coalizão se esforçará para atender as necessidades, ofertando soluções gratuitas e seguras, unindo parceiros para tratar dos desafios da conectividade e dos conteúdos.

“É com grande alegria que recebemos o comunicado de inserção do nosso UniFAE na Rede PEA Unesco Brasil na Coalizão da Educação contra a Covid-19”, declarou a reitora Maria Helena Cirne de Toledo.

“Nossa Instituição tem especial apreço pelo engajamento em ações educativas solidárias, especialmente projetos que favoreçam o acolhimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Como instituição pública que somos, é também uma oportunidade de vivenciar nossa missão de contribuir para a formação de uma sociedade sustentável”.

Para professor Marcus Alvarenga, coordenador do curso de Pedagogia, esta conquista reflete a maturidade do jovem curso de Pedagogia do UniFAE, ainda em seu primeiro ano de atividades: “O site da Rede PEA Unesco apresenta as melhores práticas pedagógicas do mundo, realizadas neste período de isolamento social, e nós estamos lá. E isto se torna ainda mais importante, se considerarmos que a maioria das escolas que apresentaram propostas vão do ensino infantil ao médio. Por sermos um curso universitário, que trabalha para a educação do professor, acabamos atingindo a educação em um contexto mais global. Assim, nossa participação é duplamente importante, pois além de preparar profissionais diferenciados para o mercado futuro, já estamos ofertando subsídios para que os participantes da Coalizão possam usar imediatamente”.

EDUCAÇÃO 4.0
O projeto acolhido pela Rede PEA está relacionado ao conteúdo trabalhado na disciplina “Mídia e Educação”, conduzida pela professora Maria Isabel Braga. Com a necessidade mundial de isolamento social, a questão da digitalização, que se colocava como um imperativo para o futuro, foi drasticamente acelerada.

Considerada uma evolução da educação tradicional, a educação 4.0 tem a função de entender e acompanhar o desenvolvimento de crianças e jovens que já nasceram imersos no mundo digital. Neste contexto, é fundamental que o professor esteja preparado para fazer uso das novas mídias, foco específico desta disciplina, na qual foram realizados vídeos educativos para as famílias em isolamento social, podcasts para a Rádio Web UniFAE e posts para o Instagram do curso, que foram as boas práticas disponibilizadas para a Rede PEA Unesco.

“Acredito que o interesse pelas nossas atividades revela que estamos no caminho certo ao promover a capacitação do aluno de Pedagogia para produzir um ensino de qualidade, afinado com as novas demandas, a tecnologia e o perfil geracional com que vai lidar nas escolas”, pontuou Maria Isabel.

O coordenador do curso de Pedagogia diz que esta participação na Coalizão ainda é uma pequena conquista, diante do objetivo maior de tornar o UniFAE uma instituição associada ao PEA. “Foi dado o primeiro passo. Agora, vamos trabalhar ainda mais para conquistar esta meta já no próximo ano”, concluiu Alvarenga.

Os conteúdos desenvolvidos pela UniFAE podem ser vistos no canal da Pedagogia no Youtube (https://youtu.be/mH55vuWPzvM e https://youtu.be/b-xhfa__RSg), nas redes de Facebook e no Instagram @pedagogia UniFAE.E os conteúdos que as diversas instituições ofereceram ao PEA Unesco podem ser consultados no link: https://www.peaunesco.com.br/covid/.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here