Morre André Manochio, ex-nadador da SES, aos 65 anos

1972: quarteto formado por Jorge Abbud, André Manochio, Celsinho Amaral e Alexandre Lopes (Fotos: Arquivo Pessoal)

No último sábado (23) morreu André Luiz Manochio, ex-atleta de natação da Esportiva Sanjoanense, que fez sucesso na década de 1970. Manochio morava nos Estados Unidos, na cidade de Stanford, na Califórnia, e nos deixou aos 65 anos, vítima de infarto.

QUARTETO DE OURO
Ao lado de Jorge Abbud, Celsinho Amaral e Alexandre Gallo Lopes, o quarteto fez sucesso pelo Estado de São Paulo afora, sempre no comando técnico de José Marcondes, no início dos anos 1970. Quase 10 anos defendendo a Esportiva, os quatro chegaram a vencer cinco campeonatos paulistas no revezamento 4×100 medley.

“Era um grande parceiro, fiquei muito triste com a notícia do Manochio, era um cara muito bacana. Nós quatro estudávamos na mesma classe e ainda treinávamos juntos, foi uma época maravilhosa que aproveitamos demais”, contou Jorge Abbud, que ainda está na ativa na natação sanjoanense, com o Projeto Jorge Abbud Natação de Ouro, que procura desenvolver a natação competitiva em benefício de jovens e adultos da cidade.

ESTADUAL ESTUDANTIL
No início dos anos 1970, a Escola Estadual Coronel Cristiano Osorio de Oliveira, conhecida como Instituto, participou do Campeonato Estadual Estudantil, com os principais atletas do Estado.

O quarteto sanjoanense, que por sorte (ou seria destino?!) estudava na mesma classe e mesma escola, conquistou o ouro no revezamento em dois anos consecutivos na piscina do Parque Ibirapuera. Um fato raro. Os troféus estão exibidos no Instituto até hoje.

FESTA DOS 40 ANOS
Em 1996, a Esportiva realizou uma homenagem dos 40 anos da natação no clube, onde puderam se reunir novamente os quatro integrantes, onde puderam nadar o revezamento que tanto conquistou medalha para o clube rubro-negro.
“Nós ganhamos cinco paulistas, dois pela Federação Paulista de Natação, batemos também o recorde paulista em São João e no Tênis Clube, de Campinas”, disse.

Juntos de novo: festa dos 40 anos de natação da SES, em 1996, com André Manochio, Jorge Abbud, Celsinho Amaral e Alexandre Lopes.

PROFESSOR MARCONDES
Um dos principais nomes da natação sanjoanense é José Marcondes, também um dos assinantes mais antigos do O MUNICIPIO. Aos 83 anos, ele conta como foi a época de Manochio na Esportiva.

“Manochio era um nadador brilhante, um dos melhores de sua geração. Ele também era muito fuçado e inteligente; estudava inglês e conseguiu uma bolsa para estudar nos Estados Unidos e resolveu ir. Lá ele arrumou um serviço para sobreviver, tinha apenas 17 anos. Também nadou e fez sucesso por lá. Infelizmente recebemos essa triste notícia, mas ele faleceu deitado e dormindo na casa dele, com um livro e os óculos do lado; não sofreu”, lamentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here