Prefeito segue decreto de Doria e mantém ‘quarentena’ até 22 de abril

Coletiva: João Doria frisou necessidade médica e técnica de isolamento social (Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (6) a ampliação da ‘quarentena’ em todo Estado. A medida entrará em vigor a partir de quarta-feira (8) e se prolongará até o dia 22 de abril. Conforme apurado pelo jornal O MUNICIPIO, São João da Boa Vista estará seguindo as determinações do novo decreto, que será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (7).

A medida segue sem flexibilizações e foi tomada para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Estado. Em coletiva, Doria afirmou que os prefeitos têm a obrigação de seguir a orientação e usar o “poder de polícia em caso de desobediência”.

“Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade ou área do estado de São Paulo será admitida. As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir”, afirmou. “Isso é constitucional, não é uma deliberação que pode ou não ser seguida. Ela deve ser seguida por todos os municípios do Estado”, completou.

REFLEXOS DA QUARENTENA

Antes do anúncio da ampliação da ‘quarentena’, o secretário estadual de Saúde, José Henrique German, e o coordenador de testes de coronavírus, Dimas Tadeu Covas, afirmaram que sem a adoção de medidas de isolamento social, como a suspensão de aulas e a recomendação de que a população fique em casa, o cenário previsto seria de 5.000 mortes no Estado até o dia 13.

“Sem essas medidas que temos tomado, no sentido de fazer um isolamento das pessoas, pelos cálculos, seriam 10 vezes mais casos do que os 4.600”, afirmou Henrique German.

“Neste momento, nós precisamos da adesão das pessoas. Precisamos elevar, mostrar que a redução está funcionando em níveis superiores a 70%”, destacou Dimas Tadeu Covas.

NÚMERO DE MORTES

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou no domingo (5) que o Estado chegou a 275 mortes relacionadas ao coronavírus. São 15 óbitos a mais que o registrado no boletim divulgado sábado (4). A alta no número de mortes foi de 6% nas últimas 24 horas. Em uma semana, a secretaria contabiliza aumento de 180% no número de mortes pela doença, em comparação com o balanço do domingo (29), quando o número de vítimas chegava a 98 pessoas.

SERVIÇOS DURANTE A ‘QUARENTENA’

Devem seguir funcionando durante a quarentena:

– Hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas;

– Transporte público;

– Transportadoras e armazéns;

– Empresas de telemarketing;

Petshops;

Deliverys;

– Supermercados, mercados e padarias;

– Limpeza pública;

– Postos de combustível.

Deverão seguir fechados:

– Bares;

– Restaurantes;

– Cafés;

– Casas noturnas;

– Shopping centers e galerias;

– Academias e centros de ginástica;

– Espaços para festas, casamentos, shows e eventos;

– Escolas públicas ou privadas.

*Bares, cafés e restaurantes podem manter o funcionamento em sistema de delivery e/ou drive thru.

Os hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas, públicas ou privadas, devem seguir com o funcionamento normal.

As transportadoras, armazéns, serviços de transporte público, serviços de call center, petshops, bancas de jornais, táxis e aplicativos de transporte continuam funcionando com as orientações dos sanitaristas.

Os serviços de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, continuam funcionando normalmente. Os bancos e lotéricas também continuam abertos. As indústrias devem continuam operando, já que não têm atendimento ao público em geral.

Já os bares e restaurantes devem fechar e só poderão atender por delivery. A medida também afeta as padarias de todo o estado que trabalham com refeições.