O Ciclismo como forma de Cultura

As belas manhãs e as lindas vistas no entardecer renderam a São João da Boa Vista o título de ‘cidade dos crepúsculos maravilhosos’. De uma certa maneira, isso colabora para que o município seja um lugar de pessoas que possuem um perfil ligado ao esporte.

Olhando nos finais de tarde na avenida Durval Nicolau, dá para termos um dimensionamento mais convincente, com pares caminhando, outros correndo e outras dezenas e dezenas de ciclistas.

Quando se fala em ciclismo, observamos praticantes desta modalidade trajando roupas coloridas, realçando os corpos delineados – nem todos –, com seus óculos espelhados, trazendo um ar de beleza e satisfação estampados em seus rostos, além de substituírem seus veículos por bikes, colaborando assim com o meio ambiente e com a saúde física e mental. Afinal, quem nunca se sentiu livre sobre duas rodas, desbravando ruas, estradas e locais de pura natureza nos sítios e nas fazendas de nossa região?

Com a chegada do verão, triplica o número de ciclistas que seguem normalmente sentido a Águas da Prata. E é aí que mora o perigo!

São João possui hoje, tranquilamente, mais de 3 mil ciclistas ativos e, dentre estes, cerca de 20% a 30% costumam fazer este trajeto rumo a cidade vizinha. O problema começa a ocorrer quando chegam as notícias de ciclistas que morrem nas pistas. Para se ter ideia, uma estatística de São Paulo apresentou aumentou em 64% no ano de 2015.

Ninguém aqui está fazendo apologia para conduzir suas bikes em locais proibidos e, muito menos, pilotar na contra mão, sobre calçadas e avenidas, mas inegavelmente nossa cidade não possui estrutura para dar segurança a estes ciclistas!

Entendo que é possível criarmos ciclofaixas na avenida Durval Nicolau e nos bairros próximos, fazendo um compartilhamento com preferência para pedestres. Estamos trabalhando incansavelmente junto às esferas legais para que seja concretizada a tão sonhada Ciclovia Mantiqueira ao lado da linha férrea – observando que já foi inclusa no Plano Diretor e legalmente não existe nenhum entrave jurídico, exceto a falta de vontade política, lembrando que nossa cidade, politicamente, já acolheu.

A cultura da bicicleta cresce a cada dia e se fortalece, criando uma alternativa como um meio de transporte, definida como mobilidade urbana dos novos tempos e como uma ferramenta de integração social.


Rui Souza
Presidente da Associação
Bikers Mogiana

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here