Com 8 casos de dengue em 15 dias, mutirão contra o mosquito Aedes acontece na região central no sábado (14)

(Reprodução/Forrest Brasil)

Com oito casos de dengue registrados em São João da Boa Vista nos últimos 15 dias, acontecerá o 11º Mutirão “Todos Contra o Aedes Aegytpi”. Desta vez, a ação ocorrerá na região central da cidade, no sábado (14). A força-tarefa, que prevê o fim dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, está programada no período das 7h às 12h.

Mais de 2.000 residências, distribuídas em 65 quadras, devem ser visitadas por agentes de Vigilância Ambiental e agentes Comunitários de Saúde. Nos imóveis, os profissionais capacitados fazem o procedimento de orientação e, se necessário, fazem o chamado controle mecânico, que é a eliminação de água parada de algum recipiente.

Extinção dos criadouros de forma correta, bem como orientações sobre os sintomas fazem parte do cronograma de visitas. Em caso de os moradores se queixarem de sintomas da dengue, por exemplo, os agentes recomendam que eles procurem uma Unidade de Saúde mais próxima.

A ação ainda conta com caminhões do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, junto com ajudantes de serviços gerais, e coletores da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopermax).

Ações estarão concentradas na área central de São João (Divulgação/Prefeitura de São João)

O Departamento Municipal de Saúde informou que, nos últimos 15 dias, São João registrou 8 casos positivos de dengue. Ao longo deste ano, até o momento, 214 pessoas contraíram dengue.

Segundo o chefe do Setor de Vigilância Ambiental, Marcelo Menato, a proposta da ação é conscientizar a população sobre os riscos que mosquito pode causar na cidade, principalmente, neste período considerado pré-epidêmico.

Menato afirma que, após análises, o centro de São João foi apontado como área propícia para o desenvolvimento do mosquito por alguns fatores importantes.

“Consideramos este local estratégico, dentre outros motivos, por possuir muitas marquises que acumulam água e imóveis fechados para locação. Há risco [maior] de transmissão devido ao grande trânsito de populares e turistas, bem como, maior repercussão por se tratar de área central”, explica Marcelo.

Antes da saída para o Mutirão, os agentes se concentram no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. Palmyro Ferranti, localizado à rua Marechal Deodoro, 198 – Centro.