UniFEOB finaliza revitalização da sede do Palmeiras

Finalização: últimos retoques foram realizados na frente da sede na tarde desta sexta-feira (29) (Ignácio Garcia/O MUNICIPIO)

As obras de revitalização da sede do Palmeiras, agora sob administração do UniFEOB, foram finalizadas nesta sexta-feira (29) e chamam atenção pelo destaque dado ao palacete. O novo projeto arquitetônico começou a ser implantado em 30 de outubro e, em um mês, o Centro Universitário conseguiu finalizar os trabalhos para que o imóvel pudesse fazer parte da programação natalina do município.

Assim, neste sábado (30), a sede do Palmeiras ficará toda iluminada, cheia de luzes, acompanhando a abertura do Natal da Prefeitura de São João, que vai acender toda a iluminação especial neste sábado à noite.

“Não foi por acaso que decidimos fazer essa obra agora. Fizemos porque entendemos que o palacete do Palmeiras é um ponto de atração de visitantes no Natal e vai continuar sendo. Fizemos a iluminação de Natal mais bela ainda em razão da reforma e faremos parte do Natal de luzes”, explica Ricardo Ciaco, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniFEOB e responsável pelo projeto.

Revitalizada: fachada chama a atenção de quem passa pela avenida (Ignácio Garcia/O MUNICIPIO)

Ciaco ainda reforça que a ideia principal da revitalização do Palmeiras é abrir o máximo possível o imóvel para a cidade. “Nós conseguimos isso retirando as grades e permitindo que o prédio fique acessível. Ou seja, não vamos mais fechar o prédio para quem passe por lá”, aponta.

Quem passa pelo local já percebe que o imóvel revitalizado proporciona uma relação próxima com o cidadão. “Ao tirarmos a grade temos um espaço imenso ali na frente. E criamos uma praça naquele local, onde podem acontecer alguns eventos e ter áreas permanentes que as pessoas possam usar”.

Além disso, o projeto previu a valorização do palacete, um dos imóveis mais bonitos da cidade e tombado pelo Poder Público. Para atingir esse objetivo, Ciaco detalha que o prédio foi pintado com uma cor bem clara, um branco, e todas as construções que foram feitas depois do palacete, como o galpão atrás, foram ‘apagados’ com tinta escura. “Para conseguir isso pintamos o imóvel de branco e trazemos cores escuras nas outras áreas, apagando o que tem em volta e ressaltando o palacete”, explica.

Entrega oficial será dia 14, com orquestra, coral, dança, Papai Noel e até neve

Apesar das obras de revitalização estarem prontas e as luzes especiais para o Natal já serem acesas neste sábado (30), a grande inauguração e entrega da nova sede do Palmeiras será no dia 14 de dezembro, às 20h, com um grande evento especial de Natal que está sendo organizado pelo UniFEOB, em parceria com o grupo Primeiro Movimento e com apoio da Prefeitura de São João.

Intitulado de ‘Juntos pelo Natal’, o espetáculo será grandioso e realizado em frente ao palacete. De acordo com o Centro Universitário, mais de 100 artistas estarão envolvidos no evento, que terá orquestra, coral, bailarinos, neve artificial e Papai Noel.

“Preparamos um grande espetáculo para o público de São João e região. São dezenas de pessoas envolvidas e quem for vai se emocionar. Vamos literalmente fazer nevar na Avenida Dona Gertrudes”, garantem os organizadores.

Vale ressaltar que o trânsito em frente ao Palmeiras será fechado neste dia, para que o público possa acompanhar o espetáculo com segurança.