Queda dos Juros x Financiamento

A taxa básica de juros vem caindo regularmente no país. Em 30/10/2019 o COPOM fixou a taxa em 5%, o menor patamar da história brasileira. Na quarta-feira, 27/11/2019, o Governo limitou a taxa de juros do cheque especial em 8% ao mês, medida que entrará em vigor a partir de 06/01/2020.

Sem maiores delongas políticas, o cenário atual é este: redução das taxas de juros.
Com isso, todos os consumidores que tomaram financiamento imobiliário em instituições financeiras podem ter uma vantagem interessante: a da portabilidade do financiamento.

Funciona assim: contratos de financiamento imobiliário possuem uma taxa de juros pré-fixada. Imagine, agora, que uma pessoa tomou um financiamento no banco ‘A’, mas o banco ‘B’ está oferecendo uma taxa de juros menor.

O cliente pode pedir a portabilidade do banco atual para o banco com uma taxa de juros menor, diminuindo o valor das parcelas.

A estratégia interessa não somente aos clientes, que visam a uma economia, mas também aos bancos, pois clientes de financiamento imobiliários são considerados clientes de ‘longa data’, ou seja, que tendem a permanecer no banco depois de quitado o financiamento.

Na prática, o interessado deve obter uma posição atual do saldo devedor da sua dívida e taxa de juros aplicáveis. Com o documento em mãos, busca uma outra instituição financeira com juros menores, que solicitará a portabilidade.

O banco efetua a quitação do contrato com o banco anterior e assume o financiamento, tornando-se o credor. O saldo devedor do financiamento se mantém, assim como a quantidade das parcelas restantes, diminuindo apenas a taxa de juros – e o valor das parcelas.

Segundo dados do BACEN, um financiamento de R$ 500 mil, feito em 2016, com taxa de juros de 10,77%, se reduzido para 7,30%, pode representar economia de quase R$ 200 mil.

Assim, o momento é o ideal para uma reanálise dos financiamentos imobiliários.


Rubens Stegelitz Capistrano,
[email protected]

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here