Cartório faz plantões no final de semana por biometria

Cartório Eleitoral de São João está localizado à rua Dilo Gianelli, 88, no bairro Parque das Nações (Reprodução)

Restando 20 dias para o fim do prazo da Biometria ser encerrado, o Cartório Eleitoral realiza plantões especiais neste sábado (30) e domingo (1), das 8h às 14h, para que os eleitores sanjoanenses que ainda não fizeram o procedimento obrigatório regularizem a situação. O Cartório Eleitoral de São João está localizado à rua Dilo Gianelli, 88, no bairro Parque das Nações.

O recadastramento biométrico, imposto pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), teve início em São João da Boa Vista no mês de fevereiro e, desde então, o Cartório Eleitoral realiza o procedimento para atender os mais de 60 mil sanjoanenses aptos a votar. No entanto, 15 mil eleitores da cidade ainda não realizaram o procedimento e, além do título de eleitor cancelado, podem ter o CPF bloqueado caso não o façam até o final do prazo, marcado para o dia 19 de dezembro.

O chefe do Cartório Eleitoral, Domênico Costa, destaca que estes plantões especiais, assim como os outros já realizados este mês, visam regularizar a situação dos sanjoanenses.
“Ainda faltam 15 mil eleitores em São João sem biometria, então é preciso que os sanjoanenses corram para não perder o prazo e terem, posteriormente, diversas complicações. Além dos plantões, atendemos durante a semana com o horário estendido, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h”, pontuou.

Costa ressalta que é preciso agilidade por parte dos sanjoanenses, pois, mesmo se todas as vagas para o processo forem preenchidas, cerca de 7.000 eleitores terão o título cancelado por deixarem para realizar biometria na última hora.

“Mesmo que eu atenda todas as vagas disponíveis por dia, ao final do prazo ainda teremos 7.000 eleitores que não terão feito o recadastramento. Ou seja, não poderão votar, não poderão renovar ou tirar passaporte, não conseguirão abrir conta em banco, não conseguirão se matricular em faculdade e podem ter o CPF cancelado, o que gerará problemas ainda maiores. Isso tudo por, simplesmente, não quererem vir fazer a biometria. A gente espera que, nessas últimas semanas, apareçam mais pessoas para fazer, pois é obrigatório, não tem como fugir”, alertou.

Para que os atendimentos ocorram, o eleitor precisa levar apenas o título de eleitor antigo, o RG e um comprovante de residência, este último indispensável para que o procedimento possa ser feito. O atendimento, segundo o chefe do Cartório, dura só 10 minutos para os eleitores que não tenham ficado sem votar em nenhuma eleição passada. Caso não tenha comparecido a algum pleito, é necessário fazer a regularização antes do recadastramento.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here