Câmara presta homenagem a ilustres sanjoanenses

Solenidade: Paola, filha de Colabardini, recebeu homenagem de Luiz Fernando e Paulo Teixeira (Franco Junior/O MUNICIPIO)

Nesta semana, a Câmara Municipal de São João da Boa Vista prestou homenagens a dois ilustres sanjoanenses: Paulo Eduardo de Almeida Sorci e José Carlos Colabardini (in memoriam).

Paulo Sorci, que é juiz de direito, recebeu o Título de Cidadão Benemérito na noite de quarta-feira (27). O sanjoanense é diretor do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal Central da Comarca da Capital) e titular da 5ª Vara de Execuções Criminais, dentre inúmeras atribuições de destaque no Poder Judiciário.

A honraria foi proposta pelas vereadoras Patrícia Magalhães e Professora Can. A solenidade foi dirigida pelo presidente da Câmara, Bira Domiciano (PL), e teve participação também dos vereadores Gérson Araújo (MDB), João Luis Moretto (DEM) e Titi (PSDB).

Formaram a mesa solene o prefeito de São João, Vanderlei Borges de Carvalho; o juiz diretor do Fórum de São João e titular da 1ª Vara Cível, Danilo Pinheiro Spessoto; major Alexandre Bergamasco, coordenador operacional do 24º BPM-I, que representou o comandante, tenente-coronel Paulo Roberto; e o diretor municipal de Cultura, Hélio Correa da Fonseca Filho.

COLABARDINI
Já na quinta-feira (28), a Câmara Municipal ficou totalmente lotada, nos dois pavimentos, para uma homenagem póstuma ao saudoso ex-vereador José Carlos Colabardini. A homenagem foi realizada em parceria e a pedido do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Colabardini era um dos articuladores regionais.

O presidente da Câmara, Bira Domiciano, dirigiu os trabalhos e compôs a mesa solene ao lado de José Carlos da Silva Dória, chefe de gabinete da Prefeitura, que representou o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho; deputado federal Paulo Teixeira; deputado estadual Luiz Fernando Teixeira Ferreira; Carlos Henrique Fortes Dezena, prefeito de Águas da Prata; Eduardo Marmo Moreira, diretor do Instituto Federal de Educação; Susana de Vasconcelos Dias, representando o reitor do UniFAE, Francisco Arten; e o ex-deputado Simão Pedro.

A cerimônia contou com vereadores da região, ex-prefeitos e diversos filiados ao PT em São João e na região, além de amigos e admiradores do trabalho de Colabardini, bem como familiares.

A filha, Paola Pella Panicacci, recebeu a placa da Homenagem Póstuma das mãos dos deputados e, num discurso emocionado, ressaltou o legado de Colabardini. O sobrinho e advogado Suez também falou em nome da família.

A homenagem incluiu diversos pronunciamentos de amigos e pessoas que trabalharam com Colabardini, que exerceu o mandato de vereador como suplente na Legislatura 1993-1996 e titular entre 1997-2000.

1 COMENTÁRIO

1. Espero que os critérios usados para a aquisição de uma casa popular em São João, sejam justos e corrijam as falhas que houve, quando houve a distribuição de imóveis do bairro Resedás. Lá há pessoas que se separaram somente no papel, com o propósito de passar todos os bens no nome de uma das partes, para poderem adquirir um imóvel e deu certo. Outras pessoas usam o imóvel somente durante o dia e a noite voltam para suas residências, já que estas residências oferecem mais conforto. Há pessoas que adquiriram mesmo tendo outros imóveis e cederam para filhos morarem e estes filhos já abandonaram suas casas no Resedá e o imóvel se encontram alugados ou fechados. Há um problema sério nos prédios da rua Henrique Martarelo, onde a população que lá reside e vive na incerteza do dia de amanhã e as autoridades competentes são omissas. Há pessoas que só vieram a São João para fazerem as inscrições e nunca moraram no município, e os que nasceram e se criaram aqui não conseguem moradia e assim vai.