Vargem Grande premiará projetos para parque linear

Objetivo: potencializar espaço em que Rio Verde corta a cidade (Divulgação/Prefeitura de Vargem G. Sul)

A Prefeitura de Vargem Grande do Sul abriu inscrições e premiará trabalhos acadêmicos sobre o Parque Linear Ecológico do Rio Verde. Esta iniciativa é voltada aos estudantes matriculados nas faculdades ou universidades de Arquitetura e Urbanismo da região, com suporte de um professor orientador.

Organizado pelos departamentos de Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, esta proposta visa, além do desenvolvimento do conhecimento dos alunos na área, a criação de um projeto básico que poderá servir de subsídio na elaboração de um projeto executivo a ser desenvolvido pela prefeitura vargengrandense na ocupação, preservação dos recursos naturais, paisagísticos e hídricos junto ao Rio Verde.

As inscrições vão até esta quarta-feira (27), podendo as consultas ser feitas até o dia 11 de dezembro. Os trabalhos deverão ser entregues pelo e-mail [email protected] entre os dias 12 e 18 de dezembro.

Será constituída uma comissão julgadora formada por arquitetos, engenheiros, ambientalistas e pessoas ligadas ao meio cultural e turístico de Vargem Grande do Sul, para avaliar os projetos. A divulgação dos vencedores está prevista para 23 de dezembro. O regulamento está disponível no site www.vgsul.sp.gov.br.

A Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul aprovou a lei, de autoria do Poder Executivo, que prevê a premiação dos três melhores trabalhos apresentados. O primeiro colocado receberá um prêmio no valor de R$ 4.000, enquanto que o segundo lugar ganhará R$ 2.000 e o terceiro levará R$ 1.000. O dinheiro será destinado à faculdade ou universidade, que repassará aos alunos premiados.

O PARQUE
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Tadeu Fernando Ligabue, a criação do Parque Linear Ecológico do Rio Verde já está presente no Plano Diretor do Município. A proposta pretende potencializar o espaço em que o Rio Verde corta a cidade, abrangendo desde a Barragem Eduíno Sbardellini até a Estação de Tratamento de Esgoto.

O objetivo é propiciar um espaço natural, cujo uso lúdico compreende atividades culturais, desportivas, educativas, de relaxamento e descanso, de acordo com critérios de sustentabilidade.

O projeto visa um grande jardim totalmente permeável, urbanizado, harmonizando os materiais usados, espécies arbóreas plantadas e replantadas e a iluminação do conjunto, além de seus equipamentos urbanos que deverão contemplar ciclovia, estacionamento, praças, pista de caminhadas, área esportiva e edifício cultural.