Divinolândia apresenta crescimento em índice de gestão financeira

Evolução: Divinolândia obteve nota 0.5574 no IFGF (Divulgação/Prefeitura de Divinolândia)

O município de Divinolândia apresentou uma importante evolução financeira conforme os mais recentes dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), um estudo anual construído com base em estatísticas oficiais, a partir de dados declarados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O índice avalia as contas de 5.337 municípios de todo o país, sendo composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez. Divinolândia apresentou bons resultados em Autonomia e Gastos com Pessoal, recebendo classificação de “Boa Gestão”. Além disso, todos os indicadores apresentaram crescimento, se comparados com anos anteriores. Ao realizar a pontuação desses quatro indicadores, Divinolândia obteve nota 0.5574, ficando acima da média, que é de 0.455, além de apresentar crescimento em relação a 2015-2017.

OS ÍNDICES
O índice Autonomia verifica a relação entre as receitas vindas da atividade econômica do município e os custos para manutenção da estrutura administrativa. O índice Gastos com Pessoal avalia quanto os municípios gastam com pagamentos de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida.

No quesito Liquidez é analisada a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no exercício seguinte e o índice Investimentos mede a parcela da Receita Total dos municípios destinada a melhorias na cidade. Para chegar ao IFGF (Gestão Fiscal) são analisados esses quatro quesitos. Quanto mais próximo a pontuação 1, melhor é a avaliação do município.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here