Secretário de Agricultura incentiva parcerias com empresas em Pinhal

Visita: Gustavo Junqueira esteve com produtores e empresas ligadas ao agronegócio de Pinhal (Divulgação/Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP)

Com uma agenda positiva de reuniões com empresários, lideranças rurais e autoridades da região, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, acompanhado pela secretária-executiva Gabriela Chiste, cumpriu um cronograma extenso durante visita realizada na quinta-feira (5) em Espírito Santo do Pinhal.

Recebidos pelo prefeito municipal, Sérgio Del Bianchi Júnior, eles conheceram um pouco da história da cidade que, aos 170 anos, teve seu desenvolvimento ligado a produção de café e, atualmente, está investindo em diversas frentes para se consolidar como uma nova referência do turismo paulista com base na sua cultura, do legado da cafeicultura e das novas atividades que despontam, como a produção de vinhos finos e seu parque industrial, que gera e exporta tecnologia ligada ao agronegócio.

VISITAS E REUNIÕES
No primeiro compromisso do dia, na visita à Vínícola Guaspari, premiada internacionalmente pela qualidade e excelência na produção de vinhos finos e com vocação para o enoturismo, o secretário e a secretária-executiva estiveram em reunião com a diretora-executiva Fabrícia Zucherato e autoridades locais.

Ao conhecerem a estrutura para o sucesso da empresa, eles lançaram bases para uma parceria público-privada de difusão de tecnologia, conhecimento, gestão de produção e mercado, visando consolidar o Estado de São Paulo como polo produtor de vinhos finos.

A motivação para o debate de uma futura parceria foi a constatação do trabalho de vanguarda da Guaspari, que, com investimento em tecnologia e muita dedicação, concretizou o sonho de produzir vinhos brasileiros de altíssima qualidade em uma região não tradicional, com um projeto iniciado em 2006, quando foram plantadas as primeiras videiras, escolhidas de variedades francesas como Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir e Syrah.

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA
As visitas prosseguiram pela Palini Alves – indústria de máquinas e equipamentos para processamento de café, cacau, castanhas e cereais que, além de contribuir com o mercado interno, exporta tecnologia nacional para dezenas de países – e na Pinhalense – empresa com tecnologia de ponta na produção de maquinários para diversos segmentos, tendo como carro-chefe o café, e que tem máquinas em operação em quase 100 países, para clientes de todos os portes.

Durante a passagem, as empresas foram um espaço de incentivo para estreitar laços da iniciativa privada e do poder público. Na mesa de conversas, tratou-se de temas como linhas de financiamento alinhadas às necessidades dos produtores, com agilidade no processo de acesso ao crédito.

EDUCAÇÃO
Com foco nas novas gerações, Gustavo e Gabriela estiveram na mais antiga Escola Agrícola em funcionamento no Estado, a Etec Dr. Carolino da Motta e Silva, onde conversaram e interagiram com mais de 200 alunos e professores. Em uma palavra de motivação, destacando a importância do investimento em educação de qualidade desde o ensino básico até a formação técnica e universitária em áreas ligadas ao agro, o secretário afirmou que “a educação é a chave da mudança de paradigmas para o desenvolvimento sustentável”.

LIDERANÇAS RURAIS
Em visita à Câmara Municipal, o secretário conversou com o presidente da casa, José Gilberto Viola, vereadores locais e da região, acolhendo solicitações, principalmente ligadas à melhoria da infraestrutura de estradas rurais e fortalecimento da produção agrícola.

Logo em seguida, ele participou de um encontro com lideranças rurais, como a da Associação Paulista de Criadores de Suínos, sediada em Espírito Santo do Pinhal, representantes da área de educação e da iniciativa privada e prefeitos da região, no qual pôde ter um retrato das demandas locais.