OAB São João vai às escolas em busca de transformação

Objetivo: OAB quer levar aos estudantes das escolas municipais noções de Cidadania e Direitos Humanos – (Foto: Divulgação/OAB)

FRANCO JUNIOR

A nova diretoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São João da Boa Vista, empossada no início deste ano, acaba de lançar o projeto ‘OAB vai à Escola’. E a primeira unidade beneficiada foi a Escola Municipal Maria Leonor Alvarez e Silva, localizada na Vila Brasil, nos dias 26 e 27 de junho.

De acordo com Gustavo Massari, presidente da OAB local, o projeto foi criado com o objetivo de aproximar a Ordem da sociedade e levar a ela noções de Cidadania e Direitos Humanos. “Queremos restabelecer o protagonismo da OAB na sociedade. E nada mais justo que devolvermos à comunidade o que é importante para ela, que são noções de cidadania, noções vinculadas a trânsito, inclusão, ente outras. Obviamente de forma muito simples e lúdica”, explicou.

O ‘OAB vai à Escola’ é voltado para crianças de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental e a escolha da Escola Maria Leonor, afirma Massari, é em razão do contexto em que a população atendida é inserida. “Eles precisam mais dessa conscientização, dessa proximidade das instituições que atuam na sociedade”.

O presidente espera que essa aproximação da coletividade possa transformar a vida das pessoas. “Aqui na Maria Leonor isso está sendo visto claramente, a participação das crianças, os comentários, como elas levaram os assuntos paras suas casas e voltaram à escola querendo participar de novo. Conversamos com alunos, professores e diretores e todos gostaram”, disse.

A diretora da escola, Claudia Regina Andrade Gianelli, comemora os resultados e afirma que o projeto é fundamental. “Esse projeto é muito importante, porque são pessoas diferentes do contexto dos alunos e das famílias, de fora, trazendo o assunto que já temos trabalhado, como bullying, respeito à diversidade, cidadania, entre outros. Os temas foram definidos em conjunto, de acordo com as necessidades da escola. As crianças participaram, tiveram uma troca de experiências. Eles comentaram com os professores em sala de aula”, revelou.

Para a diretora, a escola não caminha sozinha. “O interesse maior é atingir o aluno e a família como um todo. A gente tem uma realidade aqui fora difícil, com muita violência. As drogas estão aí. E agora essa chegada da OAB fortalece o nosso trabalho e o vínculo escola/família”.

O PROJETO
O projeto ‘OAB vai à Escola’ tem a coordenação da advogada Maria Luiza Gonçalves Gomes e conta com a participação das Comissões da Infância e Juventude, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Consumidor.

Na primeira escola visitada, a Maria Leonor, os temas abordados foram Educação Ambiental, Educação para o Consumo, Cidadania (Direitos e Deveres), Bullying, Agressividade e ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

“Durante as palestras foram realizadas várias atividades, entre elas o plantio de sementes de palmeiras cujas mudas serão cultivadas pelo Projeto Plantar para serem doadas”, contou a coordenadora.

Gustavo Massari afirma que o objetivo da OAB é chegar em todas as escolas municipais no segundo semestre deste ano e em 2020 estender o projeto para as demais escolas da cidade. “Qualquer escola que queira participar do projeto ou que acredite que a OAB pode contribuir de alguma forma para mudar a realidade daquela coletividade ou iniciar esta mudança queremos estar presentes. Basta entrar em contato conosco”, afirmou.

OAB SÃO JOÃO
A OAB de São João da Boa Vista está localizada à rua Carlos Kielander, 25, no Centro. O telefone para contato é (19) 3622-2025.