Carmelo receberá relíquia de São João Paulo II

Santo: João Paulo II foi um dos líderes mais influentes do século XX – (Foto: Reprodução/Internet)

BRUNO MANSON
[email protected]

Neste final de semana, a comunidade católica de São João da Boa Vista receberá um valioso presente: uma relíquia de São João Paulo II. O objeto será destinado ao Carmelo Nossa Senhora da Esperança e foi obtido por intermédio do padre missionário redentorista José Grzywacz, natural da Polônia e que faz parte da Equipe Missionária de Salvador (BA).

Conforme o jornal O MUNICIPIO apurou, ainda não foi revelada que tipo de peça trata-se, uma vez que pode ser algum objeto pessoal ou mesmo alguma parte do corpo do santo, como um osso, por exemplo. A revelação ocorrerá neste sábado (22), durante a Missa de Entrega da Relíquia, programada para às 7h, no Carmelo Nossa Senhora da Esperança. A celebração será aberta ao público e contará com a presença dos padres José Grzywacz e Pedro Gruzdz, também polonês.

O SANTO
Batizado como Karol Józef Wojtyła, São João Paulo II nasceu em 18 de maio de 1920 na Polônia. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história, sendo aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Durante sua vida, exerceu papel fundamental para o fim do comunismo na Polônia e, talvez, em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o Judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana.

Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, João Paulo II beatificou 1.340 pessoas e canonizou 483 santos – quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados.

Faleceu em 2 de abril de 2005, devido à sua saúde debilitada e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009, ele foi proclamado “Venerável” pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI. Dois anos depois, ele foi proclamado Beato.

Já em 27 de abril de 2014, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco, e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, João Paulo II foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII. Sua festa litúrgica celebra-se no dia 22 de outubro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here