Conheça os mitos e verdades sobre o ovo

Sempre que se ouve falar em ovo, imediatamente se pensa em seus efeitos nocivos, como o alto teor de colesterol presente na gema.

Contudo, a nutricionista esportiva e fisiologista do exercício Caroline Ferreira, pós graduanda em nutrição ortomolecular e fitoterapia, esclarece que relacionar o consumo do ovo com altos níveis de colesterol sempre foi um grande mito na nutrição.

“Novas descobertas da ciência apontam que, se o ovo for consumido em preparações não associadas a gorduras saturadas, ou seja, se não for ovo frito no óleo, não há problemas no seu consumo moderado”, argumenta Caroline.

Nutricionista destaca que são vários os benefícios ofertados pelo ovo – (Foto: Reprodução/ Saladanopote.net)

A nutricionista também destaca que são vários os benefícios deste alimento, além de ser uma proteína de baixo custo, acessível para a maioria das pessoas.

“O ovo tem baixo valor calórico, sendo uma excelente fonte proteica e de fácil digestão, alta saciedade, vitaminas e minerais e uma variedade enorme de preparo, apresentações e receitas doces ou salgadas”, sugere ela.

E acrescenta que, em virtude da grande concentração de proteínas e valor nutricional, o ovo é um dos alimentos que fornecem altos níveis de saciedade, uma vantagem para quem está em processo de emagrecimento – o que faz dele, uma ótima estratégia nutricional, se consumido moderadamente.

“Consumido de maneira saudável (sem gordura saturada), não há restrição de quantidade diária, depende do plano alimentar da pessoa. Mas vale ressaltar que temos outras fontes proteicas animais e vegetais na natureza e fazer o consumo de apenas uma é um grande desperdício, além de enjoar e gerar um déficit nutricional de micronutrientes a longo prazo”, pondera a nutricionista.

Caroline alerta que devemos variar nossa alimentação da melhor maneira possível para atingir mais vitaminas e minerais e também para não gerar uma aversão ao alimento.
Independentemente de ser ovo de granja, caipira, orgânico, de codorna, a nutricionista orienta que todos os tipos de ovos são ótimas fontes de proteína, vitaminas e minerais.

“Possuem altas quantidades de vitaminas A, D, E, complexo B, zinco, ferro, fósforo, potássio e selênio. Auxiliam no sistema imunológico, aumento de massa magra, atuam no processo de emagrecimento, energia, propriedades antioxidantes, sendo um super alimento que, como todos os outros, devem ser consumidos com moderação e não ser de consumo exclusivo”, finaliza.

Para entrar em contato com Caroline, acesse www.nutricarolferreira.com.br , ou pelo Instagram @nutricarolferreira.

Por Daniela Prado.

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