A Rainha está nua!

Caro leitor, há poucos dias, o mundo assistiu estarrecido à destruição de um dos mais importantes acervos culturais da civilização ocidental nas Américas, o incêndio do Museu Nacional, na cidade do Rio de Janeiro.

Antes mesmo que o trabalho de rescaldo extinguisse os últimos focos, os milhões para sua (impossível) reconstrução logo se avolumaram. Mas, por quê? Por que só agora, depois que praticamente todo seu acervo foi reduzido a pó? Por que não se assomaram recursos antes, a fim de evitar a tragédia anunciada? Por que, caro leitor?

Porque há, no Brasil, um projeto político sistemático de desconsideração em relação à história, à memória e ao patrimônio cultural nacionais. Levado a efeito há décadas, seus operadores representam o consórcio tácito entre interesses políticos e econômicos. Para uns, investir na área não se traduz em votos; para outros, o patrimônio cultural atravanca o “progresso”. Assim, dessa comunhão obscura ambos se beneficiam: uns se perpetuam no poder, outros enchem as burras.

Dada sua capilaridade, os efeitos desse projeto arcaico se espraiam por todo território nacional, de modo que aqui mesmo em nossa região podemos vislumbrar espetáculo similar de destruição do patrimônio cultural. Sim, no município de Águas da Prata, a “Rainha das Águas”, também podemos testemunhar tal cenário desolador.

Desde a última administração municipal esse processo se intensificou, de tal modo que muito do patrimônio cultural de Águas da Prata já desapareceu definitivamente ou está em vias de fato. No reino das águas nem tão claras assim, porém, já ficou suficientemente cristalino que a “Renovação” que se acomodou no paço municipal apenas reproduz a mesma mentalidade tacanha que, em todas as regiões do país, tem se empenhado na destruição do patrimônio cultural. E, ironicamente, não há nada de “renovado” nisso.

Mas resta a pergunta, caro leitor: a quem interessa a destruição do patrimônio cultural pratense? A quem interessa o descaso, a omissão e a inépcia do poder público local na gestão do patrimônio cultural? Respondam Srs.(as) Vereadores(as), responda Sr. Prefeito de Águas da Prata: a quem interessa?

Cássio Martins de Camargo