Após denúncia, Polícia Civil apreende 24 vacas e 12 bezerros vítimas de maus-tratos em São João

Pelo menos 24 vacas holandesas e 12 bezerros da mesma raça, mantidos sem alimentação e sob maus-tratos, foram apreendidos na Fazenda Campo Triste, na zona rural de São João da Boa Vista, no último sábado (18). Segundo a Polícia Civil, cerca de dez vacas também foram encontradas mortas em valas e por outras partes da propriedade.

O proprietário da fazenda foi conduzido à Central de Polícia Judiciária e indiciado pelo crime de maus-tratos, conforme Art. 29, da Lei nº.: 9.65/98. Por ser um crime de menor potencial ofensivo, o suspeito vai responder ao inquérito policial em liberdade.

Vários animais foram encontrados mortos em valas pela fazenda (Foto: Divulgação/Carioca/Notícias Policiais)

De acordo com o delegado Fabiano Antunes, a denúncia partiu do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e dava conta que os animais viviam sob maus-tratos.

De posse de um mandado judicial de busca e apreensão expedido pela Justiça sanjoanense, as equipes de Antunes estiveram na propriedade, cumpriram o mandado, constataram o crime e apreenderam os animais. “Estavam confinados, passando fome e sede”, disse.

Diversas ossadas de gado em uma das valas na propriedade rural (Foto: Divulgação/Carioca/Notícias Policiais)

No decorrer do dia, o gado foi levado para uma fazenda na cidade de Casa Branca, onde ficaram sob a responsabilidade de outra propriedade.

Sem alimentação e água, animais foram encontrados mortos pelo pasto da fazenda (Foto: Divulgação/Carioca/Notícias Policiais)

CONDIÇÕES SUBUMANAS

Conforme o delegado, ainda na fazenda em que os animais ficavam confinados, descobriram que uma família carente que cuidava do local trabalhava em situações subumanas e, supostamente, análogas à escravidão. “A família ganhava R$ 50 por semana”, afirmou.

De acordo com o Boletim de Ocorrência número 3.942/2018, a família cuidava do local a mando do autor, “que não dava condições de subsistência aos mesmos [família]”.

Segundo o documento, o fato causou extrema repercussão pela cidade e houve engajamento da sociedade civil, que prestou solidariedade à família carente. “Vários mantimentos, roupas e material de higiene foram entregues ao Plantão Policial e repassados à família, que foi empregada em outra propriedade rural”, informou o BO.

Reportagem: Ignácio Garcia

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here