Diretor pede novo médico para a UPA de São João da Boa Vista

O diretor técnico da UPA, o vereador José Eduardo dos Reis (PSB), solicitou, via requerimento da Câmara Municipal, a contratação de mais um médico clínico geral para a Unidade de Pronto Atendimento. Ele também requisitou o aumento da jornada de trabalho do assistente social de seis para oito horas. As demandas, segundo ele, são para melhorar o atendimento no local.

Em relação a um novo médico, o diretor técnico explica que, atualmente, a UPA trabalha com dois clínicos gerais e um pediatra, mas necessita de mais um profissional para melhor dividir os trabalhos na Unidade e “qualificar ainda mais os atendimentos à população”.
“A UPA é porta aberta e chegam pacientes trazidos por Samu, Bombeiros e Renovias. Com apenas dois clínicos, fica apertado e sobrecarrega para atender os pacientes de urgência e emergência”, pontuou.

Na Câmara: José Eduardo solicitou as mudanças na UPA (Foto: Franco Junior/O MUNICIPIO)

José Eduardo descreveu ainda que, além dos atendimentos de urgências e emergência, a Unidade recebe pacientes com problemas menos graves. Mais um profissional auxiliaria nesta questão para melhorar e agilizar os atendimentos.

“Nós temos uma média de 300 a 350 atendimentos diários, algumas vezes chega a até 400. Acredito que com três médicos, um vai poder fazer o atendimento de urgência e os outros dois continuam os atendimentos normais. Isso fará com que nenhum tipo de atendimento atrase, o que, por algumas vezes, acaba ocorrendo devido ao fluxo de atendimentos”, disse.

O diretor revelou, ainda, que a UPA teve uma vistoria do CRM (Conselho Regional de Medicina) e que solicitou aos profissionais um estudo sobre a necessidade de um terceiro clínico geral.

“Apontei esses dados a eles para que seja realizado um estudo sobre a necessidade do terceiro médico. Na próxima semana já devo receber essa resposta. Quase 90% dos casos não são casos de UPA, mas sim dos Postinhos de Saúde, por não serem de urgência. Entretanto, realizamos esse atendimento para não deixar a população desprovida, por isso um novo médico iria melhorar o atendimento para a população sanjoanense”, completou.

ASSISTENTE SOCIAL
Além de um novo médico, José Eduardo requisitou, também por meio de pedido via Câmara Municipal, o aumento da jornada do assistente social da UPA de seis para oito horas ou então a contratação de um novo profissional. Ele destaca que, há menos de 15 dias, dois assistentes atuavam nessa área na Unidade, mas um foi remanejado para o Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

“O assistente social é muito importante para o nosso atendimento, por isso gostaria da contratação de outro ou, então, o aumento da jornada do que possuímos. É ele quem acompanha as consultas ajudando o atendimento social com os usuários que necessitam, dando apoio e contribuindo com os médicos nas consultas”, concluiu.

PREFEITURA
O MUNICIPIO questionou a Prefeitura de São João sobre a possibilidade de atender aos pedidos do diretor técnico. A administração municipal estuda o caso e se posicionará nos próximos dias sobre as demandas do vereador.

Reportagem: Franco Junior