Sabesp modifica serviços de atendimento ao cliente

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico Estado de São Paulo) modificou os procedimentos dos serviços de atendimento ao cliente, tanto pelo telefone quanto nas agências presenciais.

As medidas atingem 11 processos, que abrangem 80% das solicitações feitas pelos moradores das 369 cidades operadas no Estado de São Paulo, incluindo São João da Boa Vista. O objetivo é simplificar o relacionamento com o cliente, com mais rapidez e eficiência.

Sempre em busca de novas tecnologias, a Companhia unificou procedimentos internos e ampliou a possibilidade de realizar diversos serviços à distância.

O trabalho realizado visa a solução no primeiro contato, isto é, quando o  cliente acessar os canais de relacionamento Sabesp, até o término do  contato a demanda estará  encaminhada, evitando deslocamentos ou novos  contatos.

Medidas atingem 11 processos, que abrangem 80% das solicitações feitas pelos moradores das 369 cidades operadas no Estado de São Paulo, incluindo São João da Boa Vista (Foto: Reprodução/Ulisses Valin)

Uma das alterações é o parcelamento de contas, que teve suas regras revistas e desburocratizadas, ampliando o acesso para o atendimento telefônico e autoatendimento digital, reduzindo a necessidade de que o cliente tenha que se deslocar até o atendimento presencial.

A modernização dos serviços busca utilizar ao máximo as ferramentas digitais. O cliente que precisar comprovar um pagamento já feito, mas ainda não confirmado pelo serviço bancário, poderá informar a quitação pelo atendimento eletrônico no telefone.

Os pedidos mais comuns nas agências presenciais são os de negociação de débitos e segunda via de contas, e ambos podem ser realizados sem a necessidade de sair de casa pelo aplicativo Sabesp Mobile, na Agência Virtual ou ainda por telefone.

O cliente perceberá as mudanças no dia a dia, assim que tiver necessidade de usar algum serviço da Sabesp. Por isso, é essencial que o cliente mantenha o cadastro atualizado, pois isso facilita o acesso aos serviços e permite receber informações sobre manutenções programadas ou emergenciais, dicas sobre consumo consciente e outras informações.

A Companhia disponibiliza uma série de canais para a população. Além do atendimento presencial nas agências físicas e no Poupatempo, a empresa oferece o aplicativo Sabesp Mobile, a Agência Virtual e o chat online no site www.sabesp.com.br, além da Central de Atendimento, nos telefones 195 e 0800-011-9911 (Região Metropolitana de São Paulo) ou 0800-055-0195 (interior e litoral).

O Sabesp Mobile, por exemplo, oferece parcelamento de contas em atraso, segunda via de fatura, cópia do código de barras para pagar o débito via aplicativo do banco, comunicar falta d’água e aviso de vazamentos, a confirmação de pagamento e o reparcelamento de contas atrasadas. O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e na App  Store (Apple).

Outra alternativa é a Agência Virtual da Sabesp, no site da empresa (www.sabesp.com.br). O cliente pode solicitar novos pedidos de ligação de água e esgoto, segunda via de conta, consertos, comunicar falta d’água, vazamento de esgoto, além de dicas e informações relacionadas ao tema.

VEJA ABAIXO O QUE MUDOU:

– ALTERAÇÃO CADASTRAL

Antes: o pedido podia ser realizado presencialmente em uma agência e, na Região Metropolitana de São Paulo, algumas alterações pelo telefone e chat.

Agora: Todos os municípios podem fazer algumas alterações também pelo telefone.

– RELIGAÇÃO DE ÁGUA

Antes: o pedido era realizado presencialmente em uma agência de atendimento, pelo aplicativo ou Agência Virtual e ainda por telefone para os clientes da Região Metropolitana de São Paulo.

Agora: o pedido também pode ser realizado por telefone para os clientes do interior e litoral e pelo atendimento eletrônico.

– EMISSÃO DE SEGUNDA VIA E NEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS

Antes: era realizado presencialmente em uma agência de atendimento, pelo aplicativo ou Agência Virtual, e ainda por telefone com um atendente da Sabesp.

Em breve: a partir de setembro será realizado também pelo atendimento eletrônico no telefone.

– REVISÃO DE CONTA

Antes: realizado presencialmente em uma agência de atendimento e também por telefone para os clientes da Região Metropolitana de São Paulo.

Em breve: o procedimento poderá ser feito a partir de setembro pelo telefone também para os clientes do interior e litoral e no ano que vem pelo aplicativo e na Agência Virtual.

– QUITAÇÃO, BAIXA DE CONTA E CONSULTA DE DÉBITOS

Antes: o atendimento era realizado presencialmente em uma agência, por telefone com um atendente e pelo aplicativo ou Agência Virtual.

Agora: o pedido poderá ser feito pelo atendimento eletrônico no telefone.

– PEDIDO DE LIGAÇÃO DE ÁGUA E ESGOTO SEM VISTORIA

Antes: era solicitado por telefone ou em uma agência uma vistoria para orientação ao cliente.

Em breve: a partir de setembro poderá também ser realizado pelo aplicativo ou pelo telefone, com orientações através de vídeos e fotos, sem necessidade de vistoria.

Da Redação

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ESTÁ COMPLICADO SABER O VALOR DA MINHA CONTA, MESMO ESTANDO SEM DÉBITOS… COMPLICADO!! PODERIA SER MELHOR E MAIS RÁPIDO!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here