Prefeitura finaliza instalação de LED para iluminar piscinões

Os piscinões do Bananal e do Recanto do Lago estão prestes a ter as pistas de caminhada, implantadas nos arredores de cada um, iluminadas.

Desde o mês de junho o processo de instalação de luminárias LED foi iniciado nos locais e esta implantação deve ser finalizada na próxima semana, segundo o departamento de Gestão e Planejamento Urbano da Prefeitura de São João.

Com isso, os empreendimentos deverão ter o equipamento de iluminação acionado e atrair sanjoanenses para a prática de atividades físicas.

Bananal: piscinão já teve todas as luminárias instaladas (Foto: Franco Junior/O MUNICIPIO)

VIA ILUMINADA
A instalação de iluminação LED em ambos os empreendimentos fazem parte da segunda fase do projeto Via Iluminada, idealizado pela prefeitura. A ação teve início em 2016, quando foram trocadas lâmpadas de 27 ruas da cidade. O investimento para que esta primeira etapa fosse possível foi de R$ 1.304.740,29.

Já para esta segunda fase, em que os piscinões são os primeiros pontos a receberem melhorias em termos de iluminação, o investimento será de R$ 5 milhões, viabilizado devido a um empréstimo feito pela administração municipal junto ao Banco do Brasil.

Depois destes pontos, parte da avenida Durval Nicolau (Mantiqueira) e ruas do Santo Antonio serão atendidas, sendo que estas instalações devem ser finalizadas até o final de outubro.

Na avenida do Mantiqueira, em que a instalação do equipamento teve início no dia 31 de julho, as lâmpadas serão trocadas nas proximidades do clube, local em que há árvores que dificultam a iluminação. Ao invés dos postes existentes no local, que possuem distância média de 40 metros um do outro, eles serão inseridos, agora, a cada dez metros, sendo que o mesmo equipamento terá iluminação mais alta direcionada para a rua e mais baixa focada para a pista de caminhada.

MAIS TROCAS
Depois desta etapa prevista para ser finalizada em outubro, a prefeitura realizará quatro outras fases de troca de lâmpadas, que também fazem parte desta fase do Via Iluminada. Será feita inserção de iluminação LED nos bairros Recanto Jaguari, 1º de Maio e Durval Nicolau. Estas obras devem ser iniciadas em setembro.

Depois disso, Centro, São Benedito, Vila Conrado e o ponto alto do Santo Antonio serão beneficiados com a nova iluminação. A perspectiva do Executivo é que essas trocas comecem a ser realizadas no mês de outubro.

Depois disso, as regiões da Vila Brasil e do DER serão as próximas a serem atendidas com a iluminação LED. A intenção do Poder Púbico é fazer esta troca de lâmpadas em novembro.

A última etapa de troca de lâmpadas da segunda fase do Via Iluminada será a de acabar com ‘pontos escuros’ em São João da Boa Vista. Esta fase é prevista para ser realizada em dezembro.

Esta etapa foi planejada para ser a última, para que a população possa informar possíveis trechos sem iluminação em seus bairros. Os sanjoanenses podem avisar a prefeitura sobre esses pontos escuros pelo telefone da ouvidoria, que é o 0800-773-0156.

Reportagem: Franco Junior