Dia do Advogado é comemorado neste sábado (11)

Neste sábado (11) comemora-se a instituição dos cursos jurídicos no Brasil. Em 11 de agosto de 1827 foram criados no País as duas primeiras faculdades de Direito: em São Paulo, a atual São Francisco, e a do Recife.

Apesar de a data representar o dia da instituição dos cursos jurídicos, ela ficou mais conhecida como o “Dia do Advogado”, marcado inclusive pelas celebrações do “Dia da Pendura”, em que os estudantes de Direito se reúnem em restaurantes, consomem e entregam ofício ao proprietário do estabelecimento comunicando que as despesas não serão pagas, por conta da tradição acadêmica.

O curso de Direito é, atualmente, um dos mais procurados nos vestibulares. Uns procuram por conta da identificação junto ao conteúdo e a vontade de advogar e outros almejam prestar concurso e atuar como promotor, juiz ou algo relacionado.

(Foto: Reprodução)

E São João da Boa Vista tem enorme importância e reconhecimento no ensino do Direito, pois possui um dos mais antigos cursos do País.

O Direito foi o primeiro curso implantado na então Fundação Sanjoanense de Ensino, hoje UniFEOB, por iniciativa de um grupo liderado pelo prefeito da época, Octávio da Silva Bastos, em 1966. O reconhecimento do curso veio em 1972, tendo como seu primeiro diretor o próprio Dr. Octávio da Silva Bastos.

DIREITO DE SÃO JOÃO
Com mais de 9.000 alunos formados, o curso de Direito do UniFEOB (Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos) tem importância fundamental na região e até mesmo no Brasil.

Apenas na 37ª Sub Secção da Ordem Advogados Brasil (OAB), que tem sede em São João, estão inscritos 928 profissionais.

Por Reinaldo Benedetti

Confira a reportagem completa na edição impressa deste sábado (11)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here