Câmara quer fim de ‘drama’ por IML

Não é de hoje que famílias vivem o drama de precisar esperar por horas para conseguir velar os estes queridos por falta de médicos legistas no IML (Instituto Médico Legal) de São João. Por conta disso, na sessão da última segunda-feira (18), os vereadores decidiram se unir para resolver esta questão.

O tema começou a ser discutido na Câmara Municipal pelo vereador Leonildes Chaves (PHS). Utilizando a Tribuna do Legislativo, ele relatou aos demais edis o caso de duas famílias que, na última semana, esperaram mais de dez horas para conseguir realizar o velório do parente.

Chaves, durante o tempo em que falou sobre o caso, questionou a funcionalidade do IML da cidade, já que as autópsias de sanjoanenses precisam ser realizadas em outros município da região.

“É um drama para as famílias isso acontecer. Já é um momento conturbado a morte de um familiar e elas ainda vivem o drama de precisarem velar por pouco tempo os entes queridos antes do enterro. É preciso que essa questão seja resolvida com urgência, pois é algo que não podemos admitir. Peço que os responsáveis pelo IML de São João sejam convocados a vir até a Câmara esclarecer esta situação para todos os vereadores”, argumentou.

O edil ainda perguntou aos demais sobre os médicos legistas do município. Segundo ele, não há informações sobre como está sendo a realizada a escala de profissionais na cidade.

“É preciso investigar se existem mesmo médicos atuando em São João ou se eles são ‘fantasmas’ que só vêm até a cidade para receber o salário e não trabalhar. Há alguns anos tínhamos quatro profissionais legistas em São João, mas eles aposentaram. Havia a promessa de que o governo de São Paulo mandaria dois médicos para o IML de São João, mas não tenho informação se existem ou não médicos atuando na cidade”, salientou.

UNIÃO

Depois dos apontamentos realizados por Chaves, outros vereadores também se manifestaram sobre o tema levantado pelo edil. Um deles foi Odair Pirinoto (PHS), que destacou a importância de união de toda a Câmara para que a situação seja resolvida em São João da Boa Vista e os sanjoanenses não vivam este drama em uma situação tão difícil.

“Nós todos precisamos nos unir para resolver este problema, não é possível que a gente veja isso ocorrer e não lutarmos para que esta situação seja solucionada. Também sou favorável que os responsáveis pelo IML venham até aqui e esclareçam o que está ocorrendo na cidade”, relatou Pirinoto.

Depois da manifestação dos vereadores, Titi (PSDB), que ocupava momentaneamente a presidência do Legislativo, afirmou que os responsáveis pelo IML da cidade serão convocados a irem à Câmara explicar o caso.

“É preciso recordar que, recentemente, por intervenção de nós, vereadores, o IML foi reformado. Agora, é preciso que a gente volte as atenções para este tema e ele seja resolvido o mais rápido possível. O setor administrativo da Câmara irá entrar em contato com os responsáveis [pelo IML] para que eles venham até aqui explicar como realmente funciona o IML da cidade”, comcluiu Titi.

OUTRO LADO

O MUNICIPIO enviou questionamentos à prefeitura em relação ao funcionamento do IML de São João.

Em nota, a prefeitura aponta que se solidariza com as famílias e informa que, recentemente, reformou e adequou a estrutura do necrotério, localizado dentro do cemitério municipal. Os trabalhos, executados pelo Departamento Municipal Serviços, Obras e Infraestrutura, incluíram melhorias nas partes elétrica e hidráulica, bem como a aquisição de equipamentos para a realização dos procedimentos.

Sobre o IML, a prefeitura alega que a responsabilidade de contratação de médicos legistas, SOB (Serviço de Verificação de Óbito) e logística de atendimento é do governo estadual.