Personalidades opinam sobre convocação da Seleção Brasileira

No começo da tarde desta segunda-feira (14), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o técnico Tite convocou os 23 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia.

Junto com as convocações para as Copas de 2006, na Alemanha, e 2010, na África do Sul, esta lista é a que possui menos jogadores que atuam no futebol brasileiro; três: Cássio e Fagner, do Corinthians, e Pedro Geromel, do Grêmio. Mais de 80% dos chamados atuam no futebol europeu – 19 no total.

Ao todo, são apenas seis atletas que estiveram na última Copa, realizada no Brasil: Willian, Fernandinho, Neymar, Paulinho, Marcelo e Thiago Silva – este último o único que vai para o terceiro Mundial seguido.

O Manchester City é o clube que mais cedeu jogadores para a lista de Tite: o goleiro Ederson, o lateral-direito Danilo, o volante Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus.

 

OPINIÕES

Celso Unzelte

Acho que a convocação tem um grande pecado: a ausência do versátil Luan, do Grêmio, atualmente o melhor jogador em atividade no Brasil e eleito o melhor jogador da América.

Não é possível que o nome dele não esteja entre os 23 convocados pelo técnico Tite.

De resto, foi uma convocação sem grandes contestações, principalmente entre os titulares, já que esta base vem desde a primeira convocação  de Tite, ainda pelas Eliminatórias para  a Copa do Mundo na Rússia.

Ailton Fonseca

Tite não fugiu da atual realidade do futebol brasileiro. Na ausência de Daniel Alves, penso que a opção ficou mesmo com o Fagner, que já tinha sido convocado em outras oportunidades.

Em relação ao goleiro Cássio a análise é praticamente a mesma, embora Vanderlei, do Santos, poderia aparecer, talvez até porque, em minha opinião, vive um momento melhor que o corintiano.

Mas, de maneira geral, penso que foi boa a convocação. Tite manteve a base em todas as convocações.

Leivinha Oliveira

Unanimidade desde que assumiu a Seleção, Tite foi coerente. Diferente de mundiais anteriores, quando no país havia material humano com qualidade suficiente para a composição de dois ou mais selecionados do mesmo nível, hoje a montagem do elenco depende quase que exclusivamente dos nossos jogadores que atuam no exterior.

Resta saber se o torcedor, com exceção de corintianos e gremistas, se envolverá com uma seleção formada por “estrangeiros”. Muitas seleções brasileiras foram contestadas com antecedência e chegaram a títulos.

Alinne Fanelli

A seleção está pronta para a Copa. Sem surpresas. Talvez isso tenha me deixado um pouco desanimada com a convocação.

As dúvidas eram: a lateral direita; a última vaga da defesa; uma no meio de campo e outra no ataque. Senti falta do Arthur, do Grêmio.

Tite é pouco criticado, mas não gostei de Fred e Taison. “Quem sou eu para questionar o Tite?”, um treinador que pegou uma equipe quase fora da Copa do Mundo e a levou ao primeiro lugar jogando bonito merece muitos créditos.

Toni Marques

Eu aprovo a lista toda, até porque são os atletas que estão com o Tite nesta reformulação, neste novo projeto. Se não tem o Tite e este sistema de trabalhar, dificilmente estaríamos na Copa.

Claro que alguns bons nomes ficaram de fora, como sempre acontece, mas no geral, esta é a lista que pode trazer o caneco.

Arthur e Luan são nomes que poderiam estar na convocação, assim como os goleiros Vanderlei e Marcelo Grohe. Mas a coerência está muito boa, coisa que não vemos há muito tempo se tratando de seleção.

Paulinho McLaren
Uma seleção baseada no que o Tite fez durante todo o trabalho, desde as Eliminatórias. O técnico não criou um leque grande de jogadores, as dúvidas eram pequenas e seguiu uma linha interessante.
Trocaria talvez o Fred pelo Arthur, pois vive um grande momento no Grêmio. Os demais creio que a seleção está de bom tamanho, temos uma seleção competitiva que joga no estilo europeu. Baseado nisso ele manteve algumas convocações, que talvez para nós, pela distância, não concordamos, mas dentro do trabalho dele, mostra coerência destes nomes.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here