Acessa SP fecha por falta de funcionário após 10 anos

O posto do Acessa SP instalado no Terminal Urbano de São João da Boa Vista fechou para o atendimento ao público após 10 anos em funcionamento. A interrupção começou em dezembro de 2017 depois que o único monitor que atendia no local pediu exoneração. Inaugurada em fevereiro de 2008, a unidade já teve mais de 6.000 usuários cadastrados e realizou 204.618 atendimentos em uma década.

Agora, o cidadão que precisa ter acesso aos serviços públicos oferecidos pelo governo naquele espaço, fica impossibilitado de obtê-lo. Na porta da unidade, que mantém dez computadores sem uso, há apenas um cartaz afixado informando o fechamento para manutenção.

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, que mantém postos instalados na Capital e em mais de 500 municípios paulistas e que funcionam em parceria com as prefeituras e outros órgãos públicos.

Em São João, a participação da Prefeitura na manutenção da unidade consiste na cessão do imóvel (no Terminal, trata-se de prédio próprio, sem pagamento de aluguel) e de um funcionário para o atendimento ao público.

Entretanto, o único monitor que atendia no local pediu demissão em dezembro do ano passado. “Desde então, a prefeitura está buscando, dentro de sua estrutura funcional, um substituto”, afirmou Hélio Correa Fonseca Filho, diretor do Departamento Municipal de Cultura, Pasta responsável pelo posto do Acessa SP.

A prefeitura informou, ainda, que, como se trata de servidor público, o trâmite é abrir concurso ou designar funcionário alocado em outra área para atender no posto do Acessa SP. Todavia, “por enquanto, não há informação sobre abertura de concurso público para a função de monitor do Acessa SP”.

À reportagem do O MUNICIPIO, alguns comerciantes que atuam no Terminal disseram que, desde o fechamento, muitas pessoas já procuraram o posto, foram embora, retornaram um tempo depois e novamente foram surpreendidas com a unidade fechada. “Nós simplesmente falamos que faz tempo que está fechado e que desconhecemos o real motivo”, disse uma comerciante. “Apenas vejo, às vezes, gente fazendo a limpeza do local”, contou outro comerciante.

REDUÇÃO

O posto do Acessa SP foi reduzindo o número de atendimentos em dez anos. Quando inaugurado, em 2008, atingiu a marca de 32.604 assistências ao público. Desde então, embora tenha mantido altos números ao longo do funcionamento, registrou quedas expressivas nos últimos três anos: 12.164 atendimentos em 2015; 6.723 em 2016 e 4.297 no ano passado. Para se ter ideia da redução, no último trimestre de 2017, foram 409 atendimentos realizados em outubro, 36 em novembro e, por conta do fechamento, zero em dezembro.

ACESSA SP

O Acessa SP é um programa que já ultrapassou a marca de 50 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, são mais de 2 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 617 postos em funcionamento em 532 municípios, com mais de 5.000 computadores e 1.200 monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).