Blocos proporcionam três dias de Carnaval em São João

Os foliões de São João da Boa Vista poderão curtir três dias seguidos de Carnaval na cidade, entre este domingo (11) e terça-feira (13), com a realização de três Blocos carnavalescos: Bloco do Domca, Bloco do Osório e Bloco do Santo.

A novidade para este ano é o Bloco do Santo que irá fechar o Carnaval deste ano na cidade e levará, pela primeira vez, a festividade para fora do Centro do município. Ele ocorrerá na Vila Valentim, ao lado da igreja São Sebastião.

Bloco do Domca e Bloco do Osório acontecem em seus locais característicos. O primeiro na travessa das ruas Benedito Araújo e Professor Hugo Sarmento (em frente ao Dom Caneco) e o segundo ao lado do antigo Fórum.

Como forma de parceria, a Prefeitura de São João, por meio do Departamento de Turismo, cederá os banheiros químicos, cercamento das vias, lixeiras e dividirá com os blocos os gastos com seguranças particulares.

“Os Blocos deram muito certo em São João no ano passado e estamos dando este apoio maior para eles este ano. A organização de cada um deles é feita de maneira particular, mas a gente [prefeitura] vai ajudar com a estrutura necessária”, destacou a diretora de Turismo do município, Rose Vasconcellos.

FIXANDO RAÍZES
Com a realização dos Blocos carnavalescos na cidade nos últimos anos, este tipo de festividade, organizada por iniciativa própria de foliões e com parceria do Poder Público, parece estar se fixando em São João.

Ao contrário de alternativas que foram realizadas em anos anteriores.

O modelo do Carnaval em São João começou a ser modificado em 2013 pela prefeitura e os desfiles passaram a não ser prioridade nas festividades referentes à data.
Por três anos seguidos, foi organizado o chamado Carnaval de Rua na cidade, com shows, matinês e marchinhas carnavalescas.

Com a obtenção de patrocínio, em 2016, duas agremiações desfilaram em São João – a Mocidade Unidos da Vila e a Unidos do Novo Império.

A intenção da prefeitura era retornar com os desfiles em 2017. Entretanto, a mudança da legislação impossibilitou que isso ocorresse e, consequentemente, por falta de tempo hábil, nenhum tipo de festividade foi realizada na cidade durante o Carnaval.

Desta forma, no ano passado, os blocos se organizaram de maneira independente e fizeram suas respectivas festas, as quais deram certo e atingiram grande público.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here