Mudanças no trânsito da Vila Brasil dividem opiniões

As recentes mudanças de trânsito na Vila Brasil, desde a última quarta-feira (22), deixaram motoristas e pedestres confusos e felizes ao mesmo tempo. Enquanto alguns detestaram as novas direções, outros entenderam que o fluxo melhorou e elogiaram.
A reportagem de O MUNICIPIO esteve no bairro no dia seguinte à mudança e constatou as dificuldades e as facilidades que as alterações atingiram.
Foi percebido que ainda tem muita gente na dúvida por onde seguir, mas novas sinalizações e a Polícia Militar estão trabalhando para orientar a população.
Tudo leva a crer que a movimentação dos veículos melhorou em vários trechos. “Nesses dois primeiros dias, percebi que o fluxo aqui na rua ficou mais rápido. Acho que foi produtiva a mudança”, ressaltou Mario Alberto Gomes, morador da rua Santa Maria.
Mas ainda há um ponto que não houve melhora: quem vem da rua Eduardo Lopes Castilho para acessar o viaduto Hélio Correa da Fonseca (em destino ao Centro ou Mantiqueira) ou a avenida Senador Marcos Freire (direção a Águas da Prata) sofre com o congestionamento, principalmente em horários de pico. O semáforo naquele trecho demora um minuto para liberar a passagem, o que foi considerado muito por alguns motoristas.
“Aqui nesta parte não vi melhora. Além da demora, parece que o número de carros dobrou. Não consigo analisar se foi vantajosa esta mudança”, destacou José Carlos Freire, motorista que passou pelo local no momento que a reportagem fotografava o cruzamento.
A grande quantidade de veículos também prejudica quem vem da rua Santa Filomena. Em alguns momentos, a demora é bem extensa para acessar a mesma Eduardo Lopes Castilho.

OPINIÕES
Leandro da Silva é morador do bairro há alguns anos e entendeu como “péssima” todas as mudanças. “Dificultou nossa vida. A saída do bairro ficou mais estreita pelas ruas paralelas. E não vejo diferença nenhuma para o comerciante a inversão da rua Santa Maria”, explicou.
Outro que reclamou foi Alessandro Miguel pelas redes sociais. Morador do bairro, o jovem não viu vantagens positivas nas mudanças. “Porque, se estava tudo fluindo tão bem”, reforçou.
A estudante Karolina Rodrigues também reclamou do trecho da rua Eduardo Lopes Castilho. “O trânsito está amontoado e não anda. Falta organização”, opinou a menina.
Porém, há também quem pense diferente. Mário Santos de Souza, outro morador do bairro, acredita em vantagens para os comerciantes. “Facilita o acesso ao bairro. Como hoje há muitos estabelecimentos por aqui, vejo que o movimento pode aumentar”, salientou.
Jorge Roberto, também motorista, viu como positiva as mudanças das ruas paralelas a Santa Maria (Santa Filomena e Monsenhor João Ramalho). “Elas ficaram mais úteis. Desafogará as vias principais e acredito que facilitará nossa vida”, confirmou.

ALTERAÇÕES
As mudanças na Vila Brasil ocorreram em sete ruas e foi um pedido dos comerciantes do local, sendo acatado pela Prefeitura de São João após realização de estudos e reuniões.
“Eles [os empresários] nos disseram que o comércio estava sendo prejudicado por conta dos motoristas saírem do bairro em direção ao Centro, ao invés do sentido contrário. Com isso, após terem feito um pedido diretamente ao prefeito, foram realizadas diversas reuniões e aprovada a mudança”, descreveu Ronaldo Luis, responsável pelo Setor de Trânsito da cidade, na última matéria publicada sobre o assunto.
Novas mudanças para outras regiões de São João estão sendo pensadas pela prefeitura. “A princípio teremos esta mudança na Vila Brasil, mas há projetos de giratórias pela cidade para melhorar o trânsito”, finalizou.