Natal prevê melhora nas vendas e novas vagas de trabalho

Quando chega o fim do ano é hora de planejar as comemorações para o Natal. As lojas começam a abrir em horário diferenciado para atender ao consumidor e quem está desempregado pode ser colocar novamente no mercado de trabalho por meio das vagas temporárias.

O comércio local deve começar a atender também em horário noturno, até as 22h, a partir do dia 11 de dezembro. Enquanto isso, as oportunidades de emprego já estão sendo oferecidas para os interessados.

Segundo estimativa da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirização (Fenaserhtt), as vagas extras, em 2017, devem aumentar 10% e somar 111 mil no comércio.

Só no Estado de São Paulo, a previsão é de que mais de 70 mil pessoas sejam contratadas de maneira temporária neste fim de ano. O comércio deve contratar mais gente, em seguida vem a indústria e o setor de serviços. Esse número é 5% maior do que o registrado no mesmo período de 2016.

No comércio, o setor de vestuários e calçados é que mais contrata. Depois, vêm os mercados e lojas de artigos pessoais. A previsão é que este ano, as contratações voltem a subir pela primeira vez em quatro anos.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que 27% dos temporários serão efetivados após o período de festas. Nos últimos dois anos, apenas 15% desses trabalhadores conseguiram se manter em seus postos de trabalho ao fim do contrato.

SÃO JOÃO

De acordo com órgãos sindicais de São João da Boa Vista ligados ao comércio e aos trabalhadores, cerca de 300 vagas temporárias estão abertas na cidade para este final de ano.

Lojas de calçados, roupas, brinquedos, variedades, eletrodomésticos, entre outras, oferecem essa oportunidade na cidade.

Para muitos, essa pode ser a chance de conquistar um novo emprego, ter o primeiro trabalho para diversos jovens, ou para outros a necessidade de faturar um dinheiro extra ao trabalhar na parte da noite.

O consultor da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Junior Correia, enaltece que conseguir uma dessas vagas pode ser a chance de se colocar no mercado de trabalho.

“O Natal movimenta a economia e para as pessoas que não estão no mercado de trabalho surge a oportunidade de se inserir nele por meio das vagas temporárias. É preciso se preparar para elas, buscar cursos e treinamentos. Desta forma, é possível ser contratado em definitivo depois do período temporário”, pontuou o consultor.

 COMÉRCIO

Ao contrário do que vem ocorrendo nos últimos anos em todas as datas festivas, o Natal de 2017 deve apresentar modesta melhora nas vendas.

Além de o comércio em São João começar a abrir em horário diferenciado a partir do dia 11 de dezembro, atividades culturais e em alusão à data estão sendo preparadas, justamente para contribuir no avanço das vendas do comércio local.

Uma missa campal será realizada nos arredores do Piscinão do Recanto do Lago no dia 2 de dezembro. Um dia depois, 3 de dezembro, ocorre a chegada do Papai Noel na Parte Alta da cidade.

Nos dois domingos seguintes, dias 10 e 17, a tradicional Parada de Natal ocorrerá na avenida Dona Gertrudes.

“O consumidor deve aproveitar todos esses atrativos e buscar diferenciais tanto na qualidade, no preço e na forma de pagamento. Já o empresário precisa saber o perfil de seus clientes. É importante frisar que, ao comprar no comércio local, é possível contribuir na geração de mais renda para o município e mais vagas de trabalho na cidade”, finalizou Junior Correia.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here