Aumento do calor favorece mosquito da dengue

O aumento do calor, da umidade e da luminosidade, características desta época do ano, favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças graves.

O aedes aegypti tem intensa atividade reprodutiva e, por isso, este é um momento crucial e que vai determinar como será a incidência da dengue no ano que vem.

“Ou nós trabalhamos na prevenção ou corremos o risco de termos outras epidemias de dengue, como já aconteceu em nossa região em anos anteriores”, alerta o médico veterinário Roberto Hoffmann, o qual diz que este é o momento exato de agir.

Segundo ele, a população precisa atuar na eliminação dos criadouros do mosquito, pois somente ações do Poder Público não são eficazes no combate à doença. “Os criadouros do mosquito estão dentro das casas das pessoas, nos mais diversos lugares. É preciso que a população se conscientize e elimine estes locais, como vasos de plantas, águas em ralos e em outros recipientes”, explica.

Questionado sobre ações de pulverização, Hoffmann diz que a aplicação de inseticida não é ação preventiva e só é usado em último caso em focos de transmissão. “Já está comprovado que a nebulização elimina apenas 60% dos mosquitos adultos, que estão voando. Portanto, essa atividade não está indicada em ações preventivas. Agora é hora de eliminação de criadouros”, recomenda.

O médico veterinário ressalta que no momento a transmissão de dengue e outras doenças advindas do aedes aegypti parecem estar cessadas. “Não temos registros de transmissão, mas isso não permite que as pessoas deixem de se preocupar com a eliminação dos criadouros. Caso contrário, ano que vem teremos problemas”, diz.

FEBRE AMARELA

Roberto Hoffmann revela que, em relação à febre amarela, as precauções devem permanecer. Isso porque diversos macacos mortos na região, inclusive em São João, estão sob investigação de possível infecção com a doença.

“A recomendação na cidade continua sendo a mesma, que é a eliminação de criadouros de mosquito”, conta.

Mas Hoffmann lembra que a maneira mais eficiente de prevenção da febre amarela é a vacinação, que é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde da Prefeitura.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here