Novos prédios no IFSP devem ser finalizados em dezembro

“Nós estamos trabalhando para que os alunos já usufruam desses espaços a partir de fevereiro de 2018, no retorno às aulas aqui no campus”, afirma Matheus Ferreira Félix de Andrade, Coordenador de Processos de Engenharia, referindo-se ao término de dois novos prédios no campus São João do IFSP.

Um deles abrigará a Biblioteca ‘Wolgran Junqueira Ferreira’: terá dois andares e mais de 2 mil m² de construção. Matheus informa que o térreo terá uma área de acervo e local para estudos individuais ou em grupo dos alunos. O primeiro andar abrigará as salas administrativas: direção, coordenadorias e atividades de suporte ao Instituto Federal.

E fala sobre o bloco dos Laboratórios e salas de aula, que também têm dois andares e mais de 3.500 m² de construção. “Este prédio oferecerá locais para laboratórios de engenharia mecânica, engenharia elétrica, automação e controle, e 10 laboratórios de informática”. Sua arquitetura interna impressiona.

RECURSOS EM DIA

Em reportagem publicada anteriormente no O MUNICIPIO (edição de 18 de março), Matheus apontava momentos difíceis no repasse de recursos para a empresa que executa a obra, fator que poderia atrasar a entrega dos prédios à sua plena utilização.

“A boa notícia, é que isso foi resolvido”, esclarece. “Hoje, os prazos de repasse de recursos são os normais da administração pública, em torno de 15 dias”. Quando fala em fiscalizar uma obra, sua função atual, o coordenador explica que, muitas vezes, quem não está próximo não conhece a dimensão desse empenho.

“Nós temos mais de 20 projetos ligados a essa obra, desde a fundação até o projeto de infraestrutura de rede de dados, de rede elétrica, que geraram alguns problemas, nos obrigando a uma adequação no decorrer da obra”. E cita etapas – como a terraplenagem – em que as chuvas do início do ano influenciam muito.

“A expectativa da direção do Instituto Federal é que estes novos locais possam abrigar mais três mil alunos nos períodos de aula”, comemora. Hoje, a instituição recebe mais de mil estudantes de São João e região. Mas o IFSP conta com mais espaço para expansões futuras.

“Nós temos esse terreno disponível aqui próximo, mas já há projetos pensados para ele: seriam um refeitório e um ginásio de esportes”, revelou em março Menoti Borri, professor de Matemática e Gerente Educacional.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Sobre esse terreno disponível, Matheus revela que há um “desafio” a ser vencido: “Parte dos nossos alunos frequentam o ensino médio e esse setor demanda uma área para a prática de Educação Física e de esportes”.

Em vista dessa necessidade, o diretor geral do IFSP, Professor Eduardo Marmo Moreira, buscou a possibilidade de se construir um campo de futebol. “Depois de pronto, os nossos estudantes não mais precisarão se deslocar até o centro esportivo do CIC e do CSU do Jardim 1º de Maio para participar de aulas de Educação Física, locais em que temos parceria com a Prefeitura para esta função”, diz Matheus.

Importante ressaltar que o custo desta obra foi ‘encaixado’ no custo total de ambos os prédios que estão sendo finalizados. “No entanto, a nossa expectativa é que nós consigamos, através de recursos futuros, construir um ginásio completo, aqui nesta nova área”, entusiasma-se.

Com relação ao espaço hoje ocupado pela Biblioteca ‘Wolgran Junqueira Ferreira’, o coordenador informa que há várias possibilidades para a sua destinação, embora nada ainda esteja definido, e que o Instituto Federal sempre acena com a necessidade de novos espaços disponíveis.

E sugere: “Uma área administrativa, por exemplo, pode ser uma boa ideia, ou mesmo – após uma reforma – a organização de um restaurante estudantil, com uma cozinha industrial. Aqui, todos os passos são dados pensando no melhor para a comunidade”, finaliza.