Milhares de fieis devem lotar Aparecida nesta quinta

A pequena cidade de Aparecida, apenas 36 mil habitantes, deve receber milhares de fieis de todo o Brasil e até do exterior nesta quinta-feira.

Isso porque, neste 12 de outubro, comemora-se os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A cidade está preparada para receber os fiéis, que já estão chegando à Aparecida desde o último final de semana. A organização das comemorações estima que o movimento deste ano em relação a outubro de 2016 deve ser de 40%.

Algumas atrações especiais foram programadas na Basílica de Aparecida e também no entorno da igreja.

Neste dia 12, a partir das 20h30, um grande show gratuito será realizado na Tribuna Papa Bento XVI. Artistas como Daniel, Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, Joana, Renato Teixeira, Elba Ramalho, Chitãozinho e Xororó, Alcione, Michel Teló, Paula Fernandes, Preta Gil e Padre Fábio de Melo estão confirmados.

A Missa Solene em comemoração aos 300 Anos será no dia 12, às 9h30, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida.

Já a partir do dia 21, a basílica ganhará uma atração permanente. Um novo mosaico e um mini museu serão inaugurados na cúpula da construção. O acesso ao topo será feito por meio de elevador.

Fora do santuário, a cidade também terá outros pontos turísticos. Uma estátua de 50 metros de altura em homenagem à santa está sendo instalada, a 3 quilômetros da basílica. Produzida em aço inoxidável, a peça terá 12 metros a mais que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, quando estiver completamente pronta, em dezembro.

História

Os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, em meados de 1717, amargavam um dia infrutífero no Rio Paraíba do Sul. Jogavam a rede mas não vinha peixe algum.

No meio da jornada, o trio foi surpreendido pelo surgimento de uma imagem da Virgem Maria, que emergiu presa na armadilha de malha. Após o resgate da imagem, a sorte virou e os homens encheram o barco de peixes. A notícia do “milagre” correu pela região e logo se criou a devoção da santa “aparecida” das águas.

Em 1888, uma basílica foi construída próximo ao local do episódio e quarenta anos depois, o movimento provocado pelos fiéis levou à fundação do município de Aparecida, a 180 quilômetros da capital. Padroeira do Brasil desde 1930, Nossa Senhora Aparecida ganha, nesta quarta, uma festa em homenagem aos 300 anos de seu advento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here