Instituto completa 90 anos de bons serviços educacionais

Foi um Decreto publicado em 12 de setembro de 1961 que elevou a “Instituto de Educação” a atual Escola Estadual Cel. Cristiano Osório de Oliveira. “Mas até hoje ela é carinhosamente chamada de ‘Instituto de Educação’, um reconhecimento ao seu papel educacional em toda a região”, destaca a diretora Célia Aparecida Giacomini Ferrari.

A história do Instituto começa, na realidade, em 1927, quando o Professor Hugo Sarmento o instalou num antigo casarão da Praça João Ramalho. Naquele local, a escola permaneceu por 35 anos. Depois, em 1962, o Instituto foi transferido para o prédio atual, construído em terreno doado pelos Irmãos Marcos.

A inauguração, dizem, ocorreu num clima de grande festa, que contou com a presença do Governador Carvalho Pinto e esposa. O prédio foi abençoado pelo então Bispo Diocesano D. David Picão. Em seus momentos ‘de glória’ o Instituto chegou a abrigar três mil alunos. Hoje, este número está em torno de 415 alunos, com 40 funcionários entre professores, direção, coordenadoria e funcionários.

A escola torna-se ETI (Escola de Tempo Integral) em 2006 e ao PEI (Programa de Ensino Integral) em 2014. “Através do PEI, atrelado à Base Nacional Comum Curricular, trabalhamos com a Parte Diversificada”, informa a diretora.

Ela acrescenta que o Instituto oferece disciplinas eletivas (Projetos direcionados ao “Varal de Sonhos” dos alunos), Projeto de Vida, Preparação Acadêmica, Protagonismo Juvenil, Orientação de Estudos e aulas experimentais de laboratório (Física, Química e Matemática). “Aqui, toda a aprendizagem é direcionada ao Projeto de Vida do aluno”, finaliza.

ALUNOS DESTAQUES

Devido ao seu importante papel educacional, o Instituto de Educação atraía estudantes de todos os bairros e de cidades vizinhas. Muitos ex-alunos hoje são destaques em suas atividades. Acompanhe.

Pesquisador Jaime Splettstoser Júnior, Deputado Sidney Beraldo, Arquiteto Joaquim Melo, Engenheiro João Batista Merlin, Vereador Fernando Nagib, Psicoterapeuta Jairo Ferraz Júnior, Poeta Orides Fontela, Médico  Benedito Westin, Professora Zeza Freitas, Fisioterapeuta Luís Carlos Pistelli, José Sabino Neto, Oliveira Neto, Empresário Adolpho Alvarez Neto, Ariosto Milan, Engenheiro Alencar Aguiar Neto.

E ainda Músicos (e irmãos) Sérgio e Badi Assad, Crítico Literário Antonio Cândido, Ambientalista Washington Novaes, Jornalista Luís Nassif, Músico Cláudio Richerme, Doutora em Literatura Salete de Almeida Cara, Nadador José Luís Olandesi, Profa. Terezinha Prímola, Engenheiro Rubens Pamplona de Oliveira, Atleta e Ator Atílio Gallo Lopes e muitos outros que não estão nesta lista.

PROFESSORES FANTÁSTICOS

As décadas de 1960 e 1970 foram intensamente vividas naquela escola. Seus mestres acompanhavam de perto – e ofereciam aos seus alunos – todas as revoluções na música, nas artes e nas ciências que o mundo criava. Aqui estão alguns.

Diretora Adélia Jorge Adib, Maria José Scanapiecco, José Marcondes, João Batista Scanapiecco, Maísa Barcellos, Pedro Russo, Simão Cara, Germano Cassiolato, Nascipe Murr, Atílio Baldocchi, Glorinha Aguiar, José Carlos Fontão, Neusa Nascimento, Benedita Angerami, Hélio Ornellas Borges, Vera Von Gossler, Vera Gomes Lourenço, Terezinha Antoniazzi.

E mais: Elma Mendes Marun, Ivone Marun, Maria Célia Marcondes, Lucy Demétrio, Benedito Fonseca, Nicinha Giordano, Ciro Angerami, Lucila Fontão, Odila Godoy, Gabriel ‘Bié’ Andrade, Bendito Dutra, Aparecidinha Mangeon, Diretor Walter Pinto. E os funcionários da secretaria, da manutenção, da cantina.

PATRONO FOI UM DOS MAIORES CAFEICULTORES PAULISTAS

Em fevereiro de 2016, O MUNICIPIO publica: “Christiano Osório de Oliveira, homenageado como patrono do ‘Instituto de Educação’, tornou-se objeto de estudos recentes por Rodrigo Fontanari, Doutorando em História Econômica pela Universidade de São Paulo, com bolsa do CNPq. Rodrigo é natural de Santa Cruz das Palmeiras.

“Para defesa de tese, escolhi Christiano Osório por três motivos principais”, ele informa. Em primeiro lugar, afirma, pelo fato de ter sido Christiano Osório de Oliveira um dos maiores cafeicultores paulistas, entre as décadas de 1920 e 1930; em segundo lugar, por ele ter percorrido uma trajetória empresarial singular, ou seja, transformou-se de fazendeiro em banqueiro e comissário de café.

“E, em terceiro lugar, por conta de suas práticas financeiras desnudarem elementos importantes acerca do desenvolvimento histórico da economia nacional, que nos permitem entender melhor o processo de formação, expansão e diversificação da riqueza, vinculada ao capital cafeeiro”, diz Fontanari.

Christiano Osório de Oliveira, filho de José Osório de Oliveira e de Anna Cândida Bretas Junqueira, nasceu no município de Poços de Caldas (…) no dia 7 de setembro de 1863, informa Rodrigo Falconi em seu livro ‘Logradouros de São João da Boa Vista’, edição 2011.

Sua inegável importância para esta cidade se deve ao fato de que, em 1914, funda a Casa Bancária Christiano Osório, “um banco completo que, durante muitos anos, foi um verdadeiro símbolo do progresso da família e de São João da Boa Vista…”, afirma Falconi.