Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Cultura :: 2013-11-27 -14:17:00

Palestra informa sobre a terapia 'Constelação Familiar'


Nesta sexta-feira, dia 29, às 20h, o professor José Alexandre Ribeiro Dutra, também conhecido por Timberê (seu nome xamã), promoverá palestra no espaço de encontros especiais da Farmácia Art'Ervas, a rua Coronel Ernesto de Oliveira, 140.

“Nessa palestra, vou falar sobre a técnica terapêutica Ordem da Família pelo Amor, pelo Método da Constelação Familiar, com a qual começarei a fazer vivências aqui em São João, a partir de 2014”, informa Alexandre.

Sua atuação com esse método poderá acontecer, principalmente, nas escolas municipais sanjoanenses. De acordo com Alexandre, o nome Constelação Familiar veio com a tradução do primeiro livro de Bert Hellinger, autor da técnica, “Colocação Familiar e das Relações”.

Constelação Familiar Sistêmica é, segundo seu criador, um método terapêutico dentro da Psicologia Transpessoal, que possibilita: Reconhecer, Identificar, Reconciliar e Incluir sentimentos que foram esquecidos ou ignorados.

Assim, um dos principais objetivos da técnica terapêutica é conscientizar os conflitos emocionais existentes nos sistemas familiares e organizacionais (empresas). “Muitas vezes, estes incômodos são os causadores de muitas dificuldades, doenças, problemas de relacionamentos, depressões, decepções, dificuldades profissionais, exclusão e desvalia”, aponta Timberê.

SOLUÇÃO

Reorganizar os sistemas através da ordem do amor, das hierarquias, do pertencimento e da inclusão pode ser a solução daqueles conflitos. “Com o uso desta metodologia, o cliente define temas que geram desconfortos ou geram traumas. Estes temas servirão para o cliente conseguir olhar o que acontece e criar uma forma de ordenar seu processo mental e emocional”.

Constelar um tema, explica Alexandre, é uma forma de rever emaranhados em cada elo que nos une (com passados e antepassados) até o momento presente. “Permitir transformar o conflito através da Constelação Familiar Sistêmica, traz a vitalidade e a autocura de forma harmônica a todo sistema”, ele garante.

Embora esta palestra seja gratuita aos interessados, professor José Alexandre solicita que cada participante doe 3 kg de sal grosso como ingresso. Com esse material é produzido 'sais de banho' perfumados, que ele e a esposa Suindara manipulam e comercializam.

ORIGEM

A técnica da constelação familiar foi desenvolvida por Anton "Suitbert" Hellinger (conhecido como Bert Hellinger), que nasceu em Leimen em 1925. Criado em uma família católica, conviveu com o nazismo e serviu ao exército alemão.

Mais tarde, estudou gestaltoterapia e se tornou psicoterapeuta. Estudou diversas teorias psicoterapêuticas: psicanálise, terapia primal de Arthur Janov; análise de estórias de Eric Berne; análise transacional, hipnoterapia.

Nos anos 1970, entrou em contato com o trabalho de Virginia Satir, encantando-se pelo fenômeno da representação familiar desenvolvido por ela (que passou a chamar "escultura familiar"). Bert Hellinger começou, então, a refletir sobre a consciência e as forças que atuam nos grupos familiares.

Cultura