Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






Educação :: 2017-03-11 -10:00:00

MEC coloca UniFEOB em primeiro lugar na região


 
O UniFEOB (Centro Universitário Dr. Octávio Bastos) obteve excelente pontuação no IGC (Índice Geral de Cursos), dado este divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC (Ministério da Educação).
O resultado alcançado pela instituição a coloca em primeiro lugar em toda a região em relação à qualidade dos seus cursos.
O IGC leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação.
Além do IGC, o órgão divulgou outros dois indicadores de qualidade, o Conceito Enade e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O UniFEOB está em 1º lugar no raio de 150 km, em 6º entre os Centros Universitários Privados de todo o Estado de São Paulo e em 22º lugar entre todos os Centros Universitários do Brasil.
E este expressivo crescimento em seu desempenho no IGC, a coloca em destaque entre as instituições de ensino de todo o país. O Centro Universitário entrou, por exemplo, para o grupo de excelência com o conceito 4 no IGC MEC 2015, em uma escala com nota máxima 5. 
Este resultado é ainda mais relevante quando comparado com o desempenho das demais instituições de ensino superior. Cerca de 15% tiveram índices de avaliação considerados insuficientes pelo Ministério da Educação (MEC). 
A avaliação do IGC vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes. Em 2015, 0,4% das instituições obtiveram o índice 1; 14,4%, 2; 67%, 3; 16,6%, 4; e 1,1%, o índice 5. Outras 0,4% ficaram sem conceito devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do exame.
De acordo com o Reitor do Centro Universitário, João Otávio Bastos Junqueira, o UniFEOB está de forma contínua aumentando o IGC. “Este ano, obtivemos IGC igual a 3,0579, o que nos fez mudar de faixa, alcançando pela primeira vez a faixa 4, que nos coloca num seleto grupo dentre as IES nacionais”, comemora.
Ele explica que o impacto positivo do IGC foi gerado pela média ponderada de todos os CPC’s, que são os conceitos obtidos pelos cursos.
Os cursos avaliados foram Bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Direito, além dos tecnológicos Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
 
Resultado insere curso de Direito entre os melhores do país
O resultado alcançado pelo Curso de Direito do UniFEOB surpreendeu e fez todo o corpo docente comemorar esta semana.
O MEC já havia avaliado, em 2014, o corpo docente, a infraestrutura e o projeto pedagógico do Direito. A nota desta avaliação já havia sido 4.
Mas, desta vez o MEC avaliou cerca de 128 alunos do curso através do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e o resultado foi mantido, conceito 4.
Com isso, o Curso de Direito do UniFEOB atinge um patamar diferenciado, deixando inúmeras instituições de renome para trás.
Em São Paulo, num cenário de 207 cursos de Direito, o do UniFEOB está na posição 21ª.
No Brasil, com mais de 1050 cursos, é a 162ª.
Para se ter uma ideia, o Direito do centro universitário sanjoanense ficou à frente da PUC/SP, PUCCAMP, PUCMINAS (POÇOS), Mackenzie (São Paulo e Campinas), FMU, FACCAMP (período integral), UNIP (São José do Rio Pardo), FACAB, UNIPINHAL, SANTA LÚCIA, entre outras.
 
 
Educao