Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






São João :: 2017-02-09 -14:14:00

Após registro de macaco morto por febre amarela em Poços, médica diz que São João precisa ficar atenta


Após a morte de um macaco por febre amarela em Poços de Caldas, São João da Boa Vista deve começar a ficar alerta e intensificar a campanha de vacinação. Essa é a afirmação da médica sanitarista Marta Salomão.

Em São João da Boa Vista ainda não há nenhum caso, nem em humanos e nem em macacos. Mas, a médica diz que este caso de Poços significa que há circulação do vírus da Febre Amarela na cidade e que São João precisa ficar atenta em relação as suas matas. “É importante observar se também temos mortes de macacos na serra da Paulista e na Prata”, aponta.

Se a vacinação deve ser intensificada, Marta diz que sim.

Caso de Poços

Após a confirmação do primeiro registro de morte por febre amarela em um macaco de Poços de Caldas, a prefeitura decidiu ampliar os horários de vacinação para prevenir a proliferação da doença na cidade. O caso foi divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (8) após ser notificado pela Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (MG).

A vacinação na cidade mineira vai funcionar em 19 salas, das 8h às 17h.

 Os testes foram realizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que comprovou a doença. O animal foi encontrado morto no último dia 25 de janeiro na área central da cidade. No entanto, segundo o secretário, os moradores não precisam ficar alarmados.

Outra medida tomada pela Secretaria de Saúde é a procura de possíveis focos do Aedes aegypti na região em que o animal foi encontrado. O mosquito, responsável por transmitir doenças como a dengue, o vírus da zika e a chikungunya, também é o vetor da febra amarela na zona urbana. 

So Joo