Bem vindo
Notice: Undefined index: usuarioNome in /home/omunici/public_html/view/topo.php on line 39

Sair


Esqueci minha senha






São João :: 2015-11-10 -17:56:00

Plano Diretor realiza segunda reunião temática no Theatro

Cidades criativas e inteligência coletiva são os temas de mais um encontro nesta segunda-feira (9)

Por Gustavo Oliva


O grupo responsável pela elaboração do Plano Diretor de São João da Boa Vista realizará, nesta segunda-feira (9), a segunda reunião temática para contribuir com a conclusão do projeto que visa o desenvolvimento da cidade para os próximos 35 anos.

Serão, ao total, dez reuniões com o objetivo de oferecer ideias e experiências de profissionais renomados ao Plano Diretor.

Esta tem como tema principal “Cidades Criativas e Inteligência Coletiva - inspirações e reflexões para o Plano Diretor”.

O encontro terá a participação da Doutora em Urbanismo e profissional de referência em economia criativa, cidades e negócios, Ana Carla Fonseca e do Diretor-Geral de projetos de inteligência coletiva e inovações urbanas, Alejandro Castñé.

Eles irão ministrar palestras, aberta ao público, no Teatro Municipal de São João.

Às 19hs acontecerá a coletiva de imprensa e autógrafos dos livros da autora e às 20hs inicia-se a palestra.

ANA CARLA

A profissional é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), economista, mestre em administração, doutora em urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e leciona no Brasil, na Argentina e Na Espanha.

Além de liderar projetos em multinacionais por 15 anos, na América Latina, em Londres e em Milão, Ana Carla é diretora da Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em cinco línguas e 30 países e assessora para a ONU.

Ana Carla escreveu os livros Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (segundo lugar no Prêmio Jabuti de Literatura em 2007) e Cidades Criativas (finalista do Jabuti em 2013).

É mentora de projetos de inteligência urbana (Sampa CriAtiva), curadora de congressos internacionais, membro do Corpo Mundial de Peritos da UNESCO, venceu o Prêmio Claudia 2013, em negócios e foi apontada pelo El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

ALEJANDRO CASTÑE

O profissional é sócio-diretor e consultor sênior da Garimpo de Soluções, diretor de projetos voltados a estimular a transformação da cidade a partir de seus cidadãos.

Alejandro já foi assessor do sistema de informação cultural da Argentina e é consultor de programas pautados por inclusão sociocultural, envolvendo educação, desenvolvimento social, segurança, turismo e autarquias de governos.

Realizou estudos de viabilidade, impacto econômico e desenvolvimento para empreendimentos culturais e criativos, e vários locais argentinos.

Com um extenso currículo envolvendo trabalhos e estudos, Alejandroé palestrante em países como México, Portugal, Estados Unidos e Bolívia e em vários estados brasileiros, além de coletar e analisar dados para o relatório Creative Economy Report 2013, editado pela ONU.

PRIMEIRA REUNIÃO

O primeiro encontro temático aconteceu no mês passado e recebeu o Secretário de Segurança Urbana de Recife, Murilo Cavalcanti.

De acordo com a chefe da assessoria de planejamento de São João, Amélia Queiroz,  o primeiro encontro foi o mais pedido nas reuniões de bairro e trouxe benefícios para o estudo do planejamento da cidade.

Segundo ela, o livro de Murilo está sendo estudado para adquirir novas experiências. “Precisamos ver o que está acontecendo no mundo para usarmos em nossa cidade e saber como está o Centro de  São João para saber como podemos ocupá-lo”, destacou ela.

So Joo